Home > Notícias

Microsoft Word Web App vs. Google Docs: qual o melhor?

Comparamos o "Word online", da Microsoft, com o Google Docs, da Google. Testes foram feitos em diferentes navegadores.

IDG News Service

09/06/2010 às 14h18

Foto:

A Microsoft lançou, na última segunda-feira (7/6), um pacote beta de serviços, baseados nos programas Microsoft Word, Excel, PowerPoint e OneNote, para serem usados diretamente via browser. O lançamento tende a aumentar a disputa entre a Microsoft e a Google, que já possui o Google Docs, serviço online semelhante. 

Abaixo, uma comparação entre o aplicativo Microsoft Word Web e o rival Google Docs, da Google. Os testes foram feitos em diferentes navegadores, e nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OSX.


Diferentes formatos

O Microsoft Word Web App só lhe permite criar documentos no formato DOCX. Lançado pelo Microsoft Office 2007, esse padrão não foi bem acolhido pelos usuários, que continuaram a utilizar o formato DOC do Office 2003. Com o novo aplicativo, no entanto, é DOCX ou nada.

O Google Docs, que usa seu próprio formato HTML, permite baixar ou criar arquivos de texto em RTF, TXT, PDF, HTML, formato OpenOffice ou até mesmo o DOC.

Upload de arquivos no Word
O Word Web App permite duas opções para obter os documentos. Você pode abrir o arquivo diretamente pelo seu PC, ou baixá-lo de uma pasta no SkyDrive (serviço de armazenamento online da MS). A opção de editar um documento armazenado em sua máquina com o Word Web App é muito interessante, mas seu trabalho é armazenado no SkyDrive.

Para abrir o documento diretamente no Word, no entanto, você precisa estar executando o Microsoft ActiveX. Isto significa que os usuários de Mac não têm essa opção, e perderão a capacidade de editar arquivos em seu desktop e salvar seu trabalho diretamente na nuvem. Para usar o recurso, é preciso usar o Internet Explorer ou Firefox. Outros navegadores como o Opera, Chrome e Safari não são compatíveis. 

A outra opção é baixar o arquivo, e isso é bastante simples. Passe o mouse sobre o nome do documento e selecione 'download,' e em seguida, o arquivo é salvo no desktop. Mas, nos testes, não foi possível baixar documentos do Word usando o Firefox para Mac, embora tenha funcionado muito bem no Safari e no Chrome para Mac.

Já Google Docs sempre permite o o download, não importa qual navegador da Web ou sistema operacional.
++++

Falha com diferentes navegadores
Enquanto eu estava escrevendo este post usando o Office Word Web App no Safari, a página congelou e o Web App caiu. Esse pequeno evento me fez perder cerca de metade do meu trabalho, o que nunca teria acontecido no Google Docs, graças à função de gravação automática.

O Office Word Web App também pode se comportar estranhamente, de tempos em tempos. Usando o Google Chrome, quando eu cheguei ao final da página de um documento que estava editando, ele começou a saltar enquanto eu digitava. Isso era incrivelmente irritante, e ficou quase impossível continuar a trabalhar. Novamente, isso nunca acontece no Google Docs.

Histórico de versões
Microsoft Web Apps oferece uma página de histórico de versões, que é uma grande ajuda se você está colaborando em grupo para a finalização de um documento. O documento localizado na janela principal possui uma barra lateral à esquerda em que é possível ver a última pessoa que o acessou. Clicando em versões anteriores, é possível ver como estava o documento antes das mudanças, e dá para restaurar essas versões.

O Google Docs também oferece um recurso de histórico de versão, mas achei a solução da Microsoft mais simples e fácil de usar.

Microsoft Office Ribbon
Se você não gostar do Microsoft Office Ribbon, que abriga aplicativos e ferramentas, é possível facilmente livrar-se dele nos aplicativos Word Web. Basta clicar na pequena seta no canto direito acima do Office Ribbon e ele desaparece. Agora você pode editar o documento com uma interface muito mais simples. Para restaurar, basta clicar na seta novamente ou escolher uma das guias como Home, Insert ou View. 

Conclusão
Apesar de algumas dúvidas sobre o novo Microsoft Office Web , o fato é que você começa a usar uma versão online gratuita do tradicional Microsoft Word. A interface é familiar e exceto em alguns casos ele funciona exatamente como você espera.

É um começo muito bom para a Microsoft. A partir de agora é descobrir como expandir o suporte aos navegadores e se livrar dos bugs. Assim, ele será um grande processador online de texto .

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail