Home > Notícias

Mídia online fatura R$ 1,6 bi no Brasil, aponta nova métrica do Ibope

Receita de publicidade online atingiu R$ 1,6 bilhão em 2008, de acordo com medição do Ibope Nielsen Online junto aos principais portais do Brasil.

Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!

12/03/2009 às 11h14

Foto:

A publicidade online faturou 1,6 bilhão de reais em 2008, representando 2,7% do bolo publicitário no Brasil aponta a nova métrica de mídia online do Ibope Nielsen Online, anunciada nesta quinta-feira (12/03).

A nova medição do Ibope se baseia em dados coletados pelo Monitor Evolution, ferramenta de análise da Nielsen, que passou a contemplar informações sobre investimentos em publicidade online.

A TV mantém a folgada liderança com receita de 29,8 bilhões de reais, metade de toda verba publicitária registrada no Brasil durante 2008.

Os jornais aparecem em segundo, com 14,9 bilhões de reais, participação de 25%, seguidos por revistas, com 5,5 bilhões de reais (9,3% do mercado), e TV por assinatura, com 4,8 bilhões de dólares (share de 8,1%).

Os dados são obtidos junto aos seis principais portais brasileiros (UOL, Terra, iG, Globo.com, Yahoo e MSN), que contemplam cerca de 91% da audiência online brasileira. As informações são baseadas nos preços que constam na tabela que cada um dos portais usa para negociar publicidade.

Segundo o Ibope Nielsen Online, a negociação com os portais demorou dois anos e meio para que houvesse uma formatação padrão para o repasse de informações publicitárias de cada um deles.

De acordo com a pesquisa, banners representaram 82% do faturamento da mídia online brasileira em 2008, seguidos por selos e botões, que representam 10% da receita do setor, anúncios em DHTML (5%) e outros (3%). Os pop-ups ficaram com apenas 1% da receita publicitária na internet.

Os maiores anunciantes da mídia online são os setores financeiro e de seguros, que geram 29,1% no faturamento da internet.

Em segundo lugar está o segmento de veículos e acessórios, responsável 16,1% do faturamento da internet brasileira. Os mercados de telecomunicações e de bebidas representam, respectivamente, 11,8% e 7,6% da verba publicitária na web.

Até o momento, o mercado de publicidade online se baseava nas métricas do Instituto Inter-Meios. Segundo o instituto, a publicidade online brasileira registrou faturamento de 759,3 milhões de reais em 2008, alta de 44,1% em relação a 2007.

Para sua pesquisa, o Inter-Meios consolida, junto à PricewaterhouseCoopers, dados sobre o faturamento real de 22 empresas de mídia online, não especificadas pela organização.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail