Home > Dicas

Mistérios do PC: de onde vieram tantas barras de ferramentas do navegador?

Elas são “brindes” indesejados em programas gratuitos ou fruto de infecção por malware, e podem deixar seu PC mais lento.

Rick Broida, PCWorld EUA

16/05/2011 às 16h59

Foto:

Acontece com frequência: um dia você está navegando pela internet sem problema algum, e no dia seguinte seu navegador aparece com uma barra de ferramentas nova, que você não baixou nem instalou, e começa a se arrastar a passos de tartaruga.

Spyware é o possível culpado. Se você encontrar uma barra de ferramentas chamada Super Internet Search, ou algo igualmente suspeito, ela provavelmente veio através de um “drive by download” (download automático que acontece quando você simplesmente visita um site) ou alguma outra forma de infecção. Faça uma varredura em seu PC com uma boa ferramenta anti-vírus ou anti-malware, e não clique em nenhum botão nem use a caixa de buscas da barra suspeita.

Outro possível culpado: muitos aplicativos gratuitos, shareware e até mesmo alguns títulos comerciais tentam colocar uma barra de ferramentas no navegador durante a instalação, e fazem de tudo para que você não veja a tela que desabilita este recurso.

Por exemplo, quando você instala uma atualização do Java pode acabar “ganhando” uma barra de ferramentas do Yahoo! a não ser que preste atenção e desmarque uma opção. Esta barra não é spyware e pode ser desinstalada facilmente, mas ainda assim é indesejada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail