Home > Dicas

Mistérios do PC: o que são os arquivos winmail.dat que vem nos e-mails?

Estes arquivos não são vírus, são e-mails “truncados” enviados pelo Outlook. Veja como abrir os arquivos e recuperar o conteúdo

Rick Broida, PCWorld EUA

12/05/2011 às 15h35

Foto:

Todos nós já vimos e-mails com anexos misteriosos chamados winmail.dat surgirem em nossas caixas postais. Na maioria dos casos o problema é causado pelo Microsoft Outlook, que ao enviar mensagens usa uma versão modificada do formato de texto RTF (Rich Text Format). 

Isto é feito para preservar fontes e formatação no corpo da mensagem, mas frequentemente causa problemas para quem a recebe: se seu programa de e-mail não reconhece este “sabor” de RTF do Outlook, irá tratá-lo como o misterioso arquivo winmail.dat. E não há forma fácil de abrí-lo.

Você tem algumas opções. A primeira é eliminar o mal pela raiz: peça ao remetente para configurar o Outlook para enviar mensagens em texto puro (Plain Text) em vez de RTF (veja como em http://goo.gl/7PIiS) e reenviar a mensagem.Você também pode tentar abrir o arquivo .dat no Bloco de Notas: você provavelmente irá ver um monte de “lixo” na tela, mas em meio a ele pode encontrar o texto original da mensagem. Mas o mais prático é usar um utilitário gratuito como o Winmail.dat Reader para decodificar o arquivo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail