Home > Dicas

Mistérios do PC: por que o Windows pergunta se quero ativar as “teclas de aderência”?

Recurso é parte do pacote de acessibilidade do Windows, e facilita o uso do sistema por portadores de dificuldades motoras.

Rick Broida, PCWorld EUA

24/05/2011 às 17h49

Foto:

Se você já pressionou a tecla Shift cinco vezes seguidas, de propósito ou por engano, já deve ter descoberto um recurso do Windows batizado de "Teclas de Aderência". Ele foi criado para auxiliar os portadores de necessidades especiais, e torna certos atalhos de teclado mais fáceis de usar.

Suponha que você queira abrir o gerenciador de arquivos (Windows Explorer) usando um atalho de teclado. Normalmente isso é feito segurando a tecla Windows e teclando a letra E. O mesmo vale para funções comuns como Copiar (Ctrl + C), Desfazer (Ctrl + Z) e até mesmo para digitar letras maiúsculas (Shift + Letra). Mas com as teclas de aderência ativadas, você não precisa pressionar as teclas ao mesmo tempo, basta fazer isso em sequência. 

Para ativá-las, basta teclar Shift 5 vezes e responder "Sim" à pergunta. Na mesma janela, há um link para a Central de Facilidade de Acesso do Windows, que contém outros recursos que podem facilitar o uso do computador. E se por algum motivo você usa muito a tecla Shift e está cansado de ver a mensagem sobre as teclas de aderência, a Central de Facilidade de Acesso tem uma opcão para desabilitar este recurso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail