Home > Dicas

Mistérios do PC: por que o Windows reinicia sem minha permissão?

É de deixar qualquer um louco: você sai do micro por alguns minutos e ele reinicia porque recebeu uma atualização automática. Veja como impedir isso.

Rick Broida, PCWorld EUA

02/05/2011 às 11h50

Foto:

A maioria dos usuários já encontrou este problema pelo menos uma vez: você sai de perto do computador para tomar um cafezinho e quando volta percebe que tudo aquilo no que você estava trabalhando sumiu da tela. O motivo? O Windows instalou algumas atualizações de sistema e reiniciou o computador sem sua permissão.

Essa é a forma que a Microsoft encontrou para cuidar dos usuários com menos conhecimento técnico, que sozinhos podem não instalar atualizações importantes que melhoram a segurança e corrigem problemas de estabilidade do sistema. Ainda assim, é de deixar qualquer um louco!

Para mudar a forma como o Windows Vista e Windows 7 lidam com as atualizações, clique em Iniciar, digite Windows Update no campo de pesquisa e tecle Enter. Clique no link Alterar configurações à esquerda da janela e no menu sob Atualizações importantes escolha o item Baixar atualizações, mas deixe-me escolher quando instalá-las. Depois clique em OK.

O Windows ainda vai lhe incomodar pedindo para que as atualizações sejam instaladas, mas pelo menos não irá mais reiniciar o sistema sem sua autorização.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail