Home > Dicas

Mistérios do PC: porque meu micro faz “bipe” quando liga?

Um bipe é normal, mas mais do que isso pode ser sinal de problemas. Aprenda a diagnosticá-los

Rick Broida, PCWorld EUA

28/04/2011 às 13h33

Foto:

A maioria dos PCs faz um “bipe” quando ligado. O som é produzido pela BIOS da placa-mãe, e é uma forma da máquina comunicar seu estado ao usuário. O código varia de fabricante para fabricante, mas geralmente um bipe significa que tudo está bem, e mais que isso significa que algum problema foi detectado.

Consulte o manual da placa-mãe (ou do computador, se você comprou ele montado), que deve ter um “glossário” explicando o que cada sequência de bipes significa. Se não ajudar, uma busca na internet deve resolver. Infelizmente a maioria das listagens está organizada de acordo com o fabricante da BIOS (AMI, Award, Phoenix, etc), e você precisará saber quem produziu a BIOS de seu PC.

Uma forma é prestar atenção nas primeiras mensagens logo que seu PC liga, antes do sistema operacional carregar, e ver se alguma delas identifica o fabricante. Procure por termos como “Phoenix BIOS” ou “American Megatrends International” (nome completo da AMI). Infelizmente, se seu micro está bipando desesperadamente talvez ele não consiga nem chegar ao ponto de exibir estas mensagens.

Chip BIOS - 360px

BIOS AWARD (à esquerda) em placa-mãe da Gigabyte

Nesse caso, e na falta de informações no manual do computador, uma solução é abrir o gabinete e dar uma olhada no chip da BIOS na placa-mãe: geralmente há uma etiqueta com o nome do fabricante sobre ele.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail