Home > Notícias

MIT conta com ajuda de brasileiros para criar aplicação de celular que dá receita de óculos

Para calcular receita, basta sobrepor filme plástico à tela e centralizar linhas; pesquisador diz que aumento da resolução das telas permitiu avanço.

IDG News Service/Boston

28/06/2010 às 14h55

Foto:

Pesquisadores do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) - entre eles, dois brasileiros - desenvolveram uma aplicação para celular que, usada com um pequena peça plástica sobre a tela, pode determinar o receituário de lentes de óculos.

Chamada Netra - sigla de Near-eye Tool for Refractive Assessment -, o sistema pede ao usuário para posicionar linhas na tela do celular ao mesmo tempo que olha através de um pequeno cubo plástico.


"Imagine se, para obter uma receita de óculos, você tivesse simplesmente que pegar seu celular, segurá-lo próximo ao olho, clicar alguns botões e dizer 'calcule'", disse Ramesh Raskar, um professor associado do Media Lab.

Além de Raskar, que é indiano, o professor visitante Manuel Menezes de Oliveira Neto, do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o estudante do
Media Lab Vitor Pamplona, aluno de PhD pela UFRGS e orientando do prof. Oliveira, e o pesquisador associado de pós-doutorado
Ankit Mohan trabalharam no projeto, como parte do Camera Culture Group do MIT.

Ele disse que a razão pela qual a tecnologia funciona é que a resolução dos celulares tem melhorado dramaticamente. "Isso nos permite criar uma forma de onda que sai do seu display simplesmente adicionando um pequeno filme óptico", disse. "Deixe-o sobre a tela para que a forma de onda que sai dela possa ser manipulada efetivamente para compensar as imperfeições de seu olho."

Em dois minutos
A aplicação mostra duas linhas na tela do aparelho. Ela pede que o usuário as reposicione por meio das teclas de seta do celular enquanto olha através do pequeno dispositivo plástico colocado sobre a tela. O teste é repetido oito vezes com as linhas em diferentes partes da tela, depois disso a aplicação calcula a receita do usuário. O processo inteiro leva cerca de dois minutos.

++++

As peças plásticas custam cerca de 1 a 2 dólares agora, mas o grupo acha que a produção em massa poderia reduzir o preço unitário a apenas alguns centavos de dólar.

A Organização Mundial de Saúde estima que 2 bilhões de pessoas tenham problemas de refração e que a não correção desses erros são a segunda maior causa de cegueira.

O receituário de óculos é obtido normalmente usando-se um foróptero ou um aberrômetro. O primeiro usa uma caixa enorme com lentes de teste que são apostas à frente dos olhos em várias combinações. A última faz brilhar um laser dentro do olho e mede suas características sem interação do paciente.

Raskar argumenta que o método do foróptero não é confiável porque "decidir como será sua receita baseado na percepção de que a leitura fica mais ou menos clara não é um método muito objetivo".

Comparado aos métodos tradicionais, o Netra é o menos custoso e o mais portátil. A equipe planeja comercializar o sistema e atingir inicialmente regiões da África e da Ásia. Antes disso, eles começarão um teste de campo em Boston (EUA) nos próximos meses.

A pesquisa será apresentada em julho durante a conferência de computação gráfica Siggraph.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail