Home > Notícias

MIT cria algoritmo para que PCs organizem dados como seres humanos

Máquinas, que hoje não conseguem organizar grande quantia de dados, poderão estruturar informações com a agilidade do cérebro.

Redação do IDG Now!

25/08/2008 às 17h33

Foto:

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) apresentaram, nesta segunda-feira (25/08), um modelo que auxilia os computadores a reconhecerem padrões de organização da mesma forma que os humanos.

A idéia é que as máquinas organizem grupos de informações com a mesma agilidade que o cérebro humano, já que os PCs não sabem organizar uma grande quantia de dados, a menos que sejam programados para tal.

Com o algoritmo do MIT, contudo, um computador consegue analisar um conjunto de informações e entender qual estrutura melhor se adequa a ele, buscando todo o conteúdo e avaliando sua importância.

O modelo considera diversas estruturas de dados, como árvores, ordens lineares, domínio por hierarquia, blocoso e assim por diante. Além de auxiliar cientistas na análise de uma grande quantia de dados, além de poder mostrar como o cérebro descobre padrões.

O algoritmo foi criado pelo PhD do MIT Charles Kemp, atualmente professor da Universidade Carnegie Mellon, e pelo professor do MIT, Josh Tenembaum.

Em julho, o MIT mostrou um algoritmo que transforma janelas em painéis solares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail