Home > Notícias

MIT cria software para iPhone que alerta sobre epidemias

Outbreaks Near Me é um aplicativo gratuito que identifica a localização do usuário do celular via GPS e aponta se a região possui incidência de doenças como a gripe suína

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

02/09/2009 às 11h39

Foto:

Quer saber como andam os casos de gripe suína (ou de outras doenças) em sua região? Pois um novo aplicativo para iPhone, batizado de HealthMap – Outbreaks Near Me, faz isso e um pouco mais.

Desenvolvido pelo MIT (Instituto de tecnologia de Massachusetts) em parceria com o Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, e com o apoio do Google, ele permite que o usuário de iPhone ou iPod touch identifique a presença de epidemias na região na qual está, como casos de gripe suína (vírus H1N1).

Para isso, o programa utiliza o sistema de localização do iPhone via GPS e aponta de onde o celular está sendo utilizado. Os casos registrados na região são exibidos em um mapa, que recebe vários alfinetes e exibe a localização das ocorrências.

outbreak

HealthMap – Outbreaks Near Me: programa aceita a colaboração do usuário

Além de receber informações, que podem ser incluídas no software ou chegar com o um alerta por e-mail, o usuário também pode colaborar com a iniciativa, reportando casos em sua região. Para isso, basta clicar na opção Submit, digitar o nome da doença identificada, a localização e colocar seu e-mail.  Quando o usuário altera sua localização, o programa identifica a mudança e mostra se a nova área possui casos identificados de grande disseminação de doenças.

O software também possui uma versão online, no site do HealthMap (www.healthmap.org) que recebe cerca de 10 mil visitantes por dia. Durante os momentos mais críticos da epidemia de gripe suína, porém, a página chegou a registrar 150 mil visitas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail