Home > Notícias

Mito comprovado: escavação encontra os cartuchos perdidos da Atari

Operação foi promovida pelos estúdios Xbox Entertainment para procurar milhares de cartuchos da Atari, com o videogame E.T, que teriam sido enterrados nos anos 80

Da TechHive *

27/04/2014 às 20h23

ms_atari_dig 435.jpg
Foto:

Diz a lenda que no início dos anos 80, a então quase falida Atari, fabricante de videogames, teria jogado milhares - talvez milhões - de cópias não vendidas de cartuchos contendo o videogame E.T em um aterro no Novo México. Trinta anos depois, finalmente temos a prova de que a lenda era verdadeira.

Neste final de semana, uma equipe de filmagem trabalhando para os estúdios Xbox Entertainment, da Microsoft, contratou escavadocaixas atarires para vasculhar um aterro na cidade de Alamogordo, no Novo México. Sua missão: desvendar o mito dos cartuchos desaparecidos da Atari. Obviamente, a equipe encontrou o que procurava e, segundo a Microsoft, até mais do que era esperado.

O foco da escavação era achar os games de E.T mas, segundo um post no blog da Microsoft, os trabalhadores descobriram bem mais que isso: foram encontradas outras cópias de jogos da Atari, incluindo Centipede, Asteroids e Space Invaders. A escavação faz parte do projeto de um documentário batizado de "Atari: Game Over", que está sendo produzido pelos estúdios para ser lançado no Xbox One e Xbox 360 no final deste ano.

James Heller, um ex-funcionário da Atari, disse à emissora de rádio NPR que ele "recebeu a missão de se livrar, sem custo, de 728 mil cartuchos que estavam ocupando espaço em um armazém na cidade de El Paso, no Texas". O aterro de Alamogordo foi a solução encontrada por ele.

As caixas estão obviamente bem danificadas, o que era de se esperar, mas a primeira vista os cartuchos estão intactos na sua maior parte. Segundo a NPR, os cinegrafistas vão poder ficar com 250 cópias do jogo e o restante que for resgatado será vendido pela cidade de Alamogordo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail