Home > Notícias

Miyamoto fala sobre Wii Music

Shigeru Miyamoto comenta sua nova criação (e lançamento da Nintendo), o Wii Music, em entrevista para a GamePro Alemanha.

GamePro/Alemanha

04/11/2008 às 15h37

Foto:

O Wii Music chegou às lojas dos EUA no último dia 20, e será lançado em 14 de novembro no mercado europeu. O game promete tornar qualquer pessoa em um membro de uma banda, independente da sua experiência em games ou música.

O título traz 60 instrumentos e vem com 50 faixas, incluindo o tema clássico de Super Mario Bros. Mas será que o sucesso de games musicais em outras plataformas torna o Wii Music algo diferente dos concorrentes?

Na entrevista a seguir, Shigeru Miyamoto, lenda viva dos games e o cérebro por trás do novo Wii Music (e de diversos sucessos da Nintendo), tenta responder a essa e outras questões.

GamePro - Com tantos títulos de música no mercado, o que torna o Wii Music diferente?

Shigeru Miyamoto - O tema – música – é o mesmo, mas o game é totalmente diferente, não é mais um game de música. Nos demais jogos, o objetivo principal é seguir as notas musicais do modo mais preciso possível e fazer pontos com isso, acertando para manter o ritmo.

O Wii Music é diferente do modo que temos música, mas os jogadores devem criar a música à vontade e se expressar por meio dos sons criados. Como resultado, não tem pontuação, porque não dá para atribuir pontos à sua expressão. Por exemplo, em uma jam session, a música a ser tocada já foi decidida antes, mas é tocada de acordo com os músicos. Então, no Wii Music você decide quais sons devem aparecer, qual a força dos instrumentos. Você é o diretor musical e pode criar uma infinidade de músicas.

GamePro - Quem é o público? Músicos ou pessoas que nunca tocaram um instrumento musical antes?
Miyamoto -
É para todos, até para quem não joga videogames. Não importa se você toca algo ou não. Quase sempre, tocar um instrumento leva ao aprendizado dele, de teoria musical e de como ler música. E esses obstáculos para as pessoas normais tocarem algo ou começar a entender o que é tocar algo. O Wii Music se livra desses obstáculos, independentemente da sua experiência musical.

Hoje eu jogo o Wii Music com diversas pessoas, incluindo músicos profissionais. Para eles, pode até ser algo estressante, pois nem sempre eles se expressam por completo com o Wii Remote, mas o mais curioso é ver como eles enxergam o game como um novo instrumento e tentam se expressar de um modo distinto. E quando juntamos amadores com profissionais, os amadores ficam muito felizes ao descobrir que podem participar e se divertir com os profissionais.

gamesshutter_625.jpg

GamePro - Qual a importância da música na sua vida?
Miyamoto- Faz mais de 30 anos que eu toco instrumentos musicais. Desde então, já toquei em diversas bandas, e os músicos ainda são amigos muito próximos. Tenho várias guitarras no escritório e na sala de casa. E quando tenho tempo, toco guitarra, o que me deixa com uma boa sensação. É algo importante também para ajudar na comunicação com as crianças. Meu filho toca guitarra e bateria, minha filha toca trumpete, guitarra e agora entrou em uma banda. Música é um tema importante para nós.

GamePro - Que tipo de música você gosta de ouvir? Quais suas bandas favoritas?

Miyamoto - Gosto muito de bluegrass norte-americano (uma variante do blues). Adoro esse tipo de música. Conheci alguns músicos e todo ano nos encontramos para uma grande jam session.

GamePro - Você disse que o Wii Music é para todos, logo é um game casual. E o que vem por aí para os fãs que querem novidades da Nintendo, como Twilight Princess ou Super Mario Bros? Eles ficarão satisfeitos logo?

Miyamoto - A Nintendo não anuncia nada até que a decisão sobre o lançamento seja tomada. Com isso em mente, estamos trabalhando em títulos que vão atingir essas necessidades. Quando falarmos de títulos que mostram o melhor da Nintendo, faremos isso na hora certa. Agora, infelizmente, não posso te dizer o que vem por aí.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail