Home > Notícias

Monte Everest agora tem conexão 3G

Alpinistas poderão fazer ligações e até videochamadas para comemorar chegada ao topo do mundo.

Redação do IDG Now!

29/10/2010 às 16h25

Foto:

Com o avanço da telefonia móvel no Mundo era apenas uma questão de tempo até o ponto mais alto do planeta ser incluído nessa expansão.

Hoje (28/10), a companhia de telefonia Ncell, subsidiária da sueca Telionera, anunciou que concluiu a instalação de uma base localizada no Monte Everest, a 5,2 mil metros de altura, que fornecerá serviço de telefonia 3G a toda região.

Com isso, alpinistas interessados em escalar a montanha poderão realizar ligações, videoconferência e acessar redes sociais como o Facebook e o Twitter, como também os demais conteúdos da web. Anteriormente, todas as conexão eram feitas, exclusivamente, via satélite e com tarifas de alto custo.

Esta não é a primeira vez em que um estação é instalada na região para permitir telefonemas a até 8.8 mil metros de altura. Anteriormente, a Motorola inaugurou no local uma base temporária, com o intuito de promover a sua própria marca. Desta vez, no entanto, a infraestrutura será fixa e permanente. 

"Este é um grande marco para as comunicações móveis", disse Lars Nyberg, presidente e CEO da companhia, ao site norte-americano TechEye.Net.

"Estamos muito orgulhosos de anunciar que os serviços de dados móveis poderão ser utilizados no vale do Khumbu. Isso aumentará a velocidade de navegação e tornará mais acessível os serviços de telecomunicação às comunidades que vivem na região, como também a turistas e outros", continuou ele.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail