Home > Notícias

Motorola anuncia o 1º smartphone 4G no Brasil

Batizado de RAZR HD, aparelho chega às lojas na primeira semana de Outubro, inicialmente pela operadora Claro.

Rafael Rigues

11/09/2012 às 12h36

Foto:

A Mototola anunciou nesta terça-feira, em um evento em São Paulo, o lançamento do primeiro smartphone 4G disponível no Brasil. Batizado de "RAZR HD", ele é uma evolução dos já conhecidos RAZR e RAZR MAXX, e chega às lojas nas próximas semanas.

razrhd_mao-360px.jpg
Motorola RAZR HD: o primeiro smartphone 4G no Brasil

O aparelho, que foi anunciado nos EUA na semana passada, é baseado em um processador dual-core de 1.5 GHz, acompanhado por 1 GB de RAM e 16 GB de memória interna. Como diz o nome, a tela tem resolução HD (1280 x 720 pixels) e 4.7 polegadas com tecnologia Super AMOLED, mas isso não resultou em um aparelho grande: ele tem o mesmo tamanho do RAZR original, graças a um melhor aproveitamento do espaço e redução das bordas ao redor da tela. Também há uma câmera traseira de 8 MP para fotos e câmera frontal de 1.3 MP para videochamadas. A bateria de 2530 mAH tem capacidade 42% maior que a do RAZR, o que segundo a fabricante é suficiente para que o RAZR HD funcione "o dia inteiro" com uma carga.

4G?

O RAZR HD sai de fábrica já compatível com a rede 4G LTE que está sendo implantada pela Claro, e que já opera em caráter experimental em quatro cidades: Campos do Jordão (interior de SP), Parati e Búzios (interior do RJ) e Brasília. A principal característica da nova rede é a largura de banda: em um teste com uma célula experimental montada no Jockey Club de São Paulo para o evento de lançamento, conseguimos velocidades de download entre 35 e 57 Megabits por segundo, bem mais que o 1 Mbit típico de uma rede 3G em uma cidade como São Paulo.

razrhd_speedtest-360px.jpg
Teste de velocidade em 4G: até 57 Mbps. Clique para ampliar

A Claro pretende iniciar a operação comercial de sua rede 4G em Abril de 2013 nas cidades-sede da Copa das Confederações: Belo-Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Até o final de 2013 outras cinco cidades receberão cobertura do novo serviço: Cuiabá, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

Até lá o RAZR HD irá funcionar normalmente nas redes 3G e 3G+ já em operação no país, com velocidade de acesso comparável à de outros aparelhos.

Preço

O Motorola RAZR HD tem preço sugerido de R$ 1.999 no pré-pago e R$ 999 no plano Ilimitado 400, ambos na operadora Claro, e chega às lojas na primeira semana de Outubro. O aparelho também estará disponível em outras operadoras.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail