Home > Notícias

Motorola inaugura loja de aplicativos para smartphones Android

Shop4Apps vem pré-instalada no Motorola FLIPOUT, e oferece aplicativos pagos e gratuitos

Rafael Rigues

27/07/2010 às 14h07

Foto:

A Motorola inaugura hoje a versão nacional da Shop4Apps, sua loja de aplicativos para smartphones Android. Segundo a empresa a loja oferecerá uma seleção de aplicativos gratuitos e pagos, em português. Um espaço online chamado MyApps armazena uma cópia de cada programa baixado, possibilitando a migração dos aplicativos caso o usuário troque de aparelho.

O aplicativo Shop4Apps vem pré-carregado nos novos smartphones Motorola FLIPOUT, e pode ser baixado gratuitamente para outros aparelhos Android da empresa no site motorola.com/shop4apps. A cobrança pelos aplicativos pagos é feita via cartão de crédito. A loja tem uma interface online, onde estão disponíveis mais informações sobre cada aplicativo (com imagens), e listas com os mais populares ou recomendados pela Motorola.

Incentivo aos desenvolvedores

Para os desenvolvedores a Motorola oferece integração das ferramentas de publicação de aplicativos na Shop4Apps ao seu kit de desenvolvimento, batizado de Motodev. O software também oferece recursos como um sistema para teste remoto dos programas em smartphones reais, algo especialmente útil para o pequeno desenvolvedor. A empresa também promete ferramentas promocionais para ajudar na divulgação dos aplicativos.

Mas mais do que ferramentas, o principal atrativo é o tamanho do mercado e o potencial para lucro. De acordo com John Ellis, diretor de Softwares e Serviços da Motorola para as Américas, em 2009 foram 3.5 bilhões de downloads de aplicativos móveis em todo o mundo, com um lucro total de 6 bilhões de dólares. A expectativa é que em 2013 ele chegue a 22 bilhões de downloads e mais de 30 bilhões de dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail