Home > Notícias

Motorola lança ‘celular de transição’ MotoGo

Com sistema operacional próprio, aparelho traz recursos para uso dos serviços Google e teclado QWERTY

Renato Rodrigues, do IDG Now!

04/05/2012 às 14h22

Foto:

A Motorola anunciou nesta sexta (4) o lançamento do MotoGo!, um "webphone" (celular com recursos web, mas sem sistema operacional aberto) voltado para o público que deseja um aparelho  com mais recursos, mas ainda não quer (ou não pode) migrar para um smartphone “de verdade”.

 

Motogo_lado

Modelo está logo acima dos celulares simples

De acordo com o diretor de produtos da fabricante, Edson Bortolli, o objetivo do MotoGo! é "promover a transição entre os celulares simples e os smartphones de entrada". De acordo com ele, pesquisas da empresa mostram que, além do preço, uma das barreiras de entrada para aparelhos mais sofisticados é que parte dos consumidores os consideram complicados de usar. “Tentamos resolver isso colocando recursos mais complexos, como acesso a redes sociais, em uma interface simples”, afirma.

O Motogo! usa um sistema operacional próprio, otimizado para recursos do Google - se o usuário tiver uma conta GMail, por exemplo, sincroniza e-mails, contatos e calendário. Para Bortolli, isso é outro bom argumento de vendas. “Manter os contatos na nuvem e não perdê-los ao trocar de aparelho é um recurso muito importante”, disse.

Além de um widget para buscas Google (igual ao do Android), uma curiosidade do MotoGo! é um widget específico para o Orkut, que traz notificações da rede - em amplo declínio no Brasil. Também há mini-painéis para rádio, GMail, MP3 Player e Agenda, todos com visual parecido. O celular possui clientes nativos - em Java - para Twitter e Facebook. De forma geral, o visual da interface é praticamente idêntico aos modelos básicos da Motorola, principalmente o player de mídia e os menus internos.

Em termos de hardware, ele traz o básico para sua faixa de preço (330 reais). Tem teclado QWERTY, tela de 2,2" em formato paisagem (a baixa resolução atrapalha a leitura de textos), câmera de 2MP e processador de 650 MHz. O aparelho é 3G HSDPA e tem Wi-Fi - inclusive com funções de roteador (compartilha a conexão 3G por Wi-Fi).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail