Home > Dicas

Mountain Lion chega hoje: tudo que você precisa saber sobre o sistema

Sucessor do Lion custa US$20 e pode ser baixado pela Mac App Store. Nova versão está ainda mais parecida com o iOS com recursos como Lembretes, Mensagens e Notas.

Da Redação

24/07/2012 às 18h06

Foto:

Conforme anunciado nesta terça-feira pela Apple, o aguardado novo sistema OS X Mountain Lion chega hoje, 25/7.

Para ajudar quem quer fazer logo o upgrade para o sucessor do Lion, preparamos esse especial abaixo com as principais dicas e novidades para você fazer o download do OS X 10.8 sem problemas.

Como baixar

Por enquanto, o sistema só terá distribuição online. Assim, para fazer o download do mais recente OS X é preciso acessar a Mac App Store e pagar 20 dólares (menos do que os US$30 do Lion) para fazer o download do software. 

Como conseguir de graça

Caso você tenha comprado um Mac a partir de 11/6, pode fazer o upgrade para o novo sistema de forma gratuita em até um mês. Já quem comprar um Mac de 25/7 para frente, tem 30 dias a partir da data da compra para fazer o download sem gastar nada.

Novos recursos

O Mountain Lion continua o processo iniciado com o Lion e está ainda mais parecido com o seu “irmão menor” iOS, presente no iPhone, iPad e iPod Touch. Com esse lançamento, a Apple continua a filosofia de levar os recursos do iOS “de volta para o Mac”, e isso inclui Mensagens, Lembretes, Notas, Central de Notificações, integração com o Twitter, Game Center, e espelhamento via AirPlay. Além disso, a integração com o Facebook deve chegar até o final do ano.

Há algum recurso do Lion que a Apple está abandonando no Mountain Lion?

De maneira geral, todos os recursos introduzidos com o Lion estão aqui para ficar – e quem não mudou para o scrolling “natural” (ao contrário) do Lion pode ficar tranquilo: ele continua opcional no Mountain Lion. O iCal e o Address Books vão mudar de nomes para Calendário e Contatos, respectivamente, e trazer novos layouts parecidos com de seus “irmãos” no iOS. Determinados aplicativos, como Preview, tiveram suas interfaces simplificados. E a organização RSS está sendo retirada do Safari, com o Reader assumindo a tarefa.

mountainlionimac_390.jpg

Quais recursos do iOS aparecerão no Mountain Lion?

O novo sistema vai compartilhar e sincronizar os aplicativos Mensagens, Notas, e Lembretes. O OS X 10.8 também integrará o Game Center, o serviço de jogos online que a Apple introduziu no iPhone e iPad com o iOS 4.1.  Além disso, o Mountain Lion terá suas próprias versões da Central de Notificações, Planilhas de Compartilhamento, sincronização com documentos e contas do iCloud, integração nativa com o Twitter e espelhamento via AirPlay. E determinados aplicativos do Mac também ganharem o design e funcionalidades de apps iOS, como as novas anotações do Preview (no estilo do iBooks) e a transformações do iChat em Mensagens.

Saiba se o seu Mac pode receber o novo sistema

Como aconteceu com o Lion no ano passado, a Apple está anunciando o Mountain Lion como sendo muito fácil de instalar. Mas como acontece com todo grande upgrade do OS X, existem algumas coisas que você pode fazer antes para assegurar que o seu Mac esteja pronto para esse lançamento.

A Apple afirma que o Mountain Lion exige um dos computadores seguintes, já rodando o OS X 10.6.8 ou qualquer versão do OS X 10.7:

- MacBook (modelo de alumínio do final de 2008, início de 2009, ou mais recente

- MacBook Pro (Metade/Final de 2007 ou mais recente

- MacBook Air (Final de 2008 ou mais recente)

- iMac (Meio de 2007 ou mais recente)

- Mac mini (Início de 2009 ou mais recente)

- Mac Pro (Início de 2008 ou mais recente)

- Xserve (Início de 2009)

Vale notar que, apesar de os computadores acima poderem instalar o Mountain Lion, alguns recursos como Power Nap (exclusivo para os novos Macs), espelhamento pelo AirPlay, e o AirDrop, possuem exigências mais restritas.

Para saber tudo sobre como preparar seu Mac para receber o Mountain Lion, confira nossa dica especial sobre o assunto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail