Home > Notícias

Mountain Lion terá recurso de ditado parecido com Siri, diz site

Com acesso ao código do sistema, site 9to5Mac afirma usuário poderá acionar microfone por meio de combinação de teclas para ditar textos no próximo OS X

Macworld / Reino Unido

24/05/2012 às 11h14

Foto:

A Apple já anunciou muitas das novidades do Mountain Lion, mas se o código da versão beta do sistema estiver sendo corretamente interpretado, um recurso de ditado parecido com o Siri pode ser uma ferramenta escondida do próximo OS X.

A última edição do Mountain Lion inclui referências a uma nova combinação de teclas (Command + Command) que iria “Iniciar o Ditado” (“Start Dictation”). Como afirma o site 9to5Mac, esse recurso de ditado pode ter o Siri por trás. Mas, em vez de ser uma versão para Mac do assistente pessoal da Apple, a ferramenta tem mais chances de ser o recurso Ditado (Dictation) já disponível no iPhone e iPad.

O Ditado no iOS é acionado pela tecla “microfone” no teclado virtual. Até o momento, os teclados dos Macs não possuem uma tecla desse tipo. Presumivelmente a combinação de teclas descoberta pelo 9t05Mac significa que os usuários precisariam apertar ambas as teclas Command para iniciar o comando de voz. Talvez os próximos modelos de Macs já venham com uma tecla de microfone no teclado.

A Nuance, companhia que estaria por trás da tecnologia do Siri e do Ditado no iOS, já vende softwares de ditado para o Mac. Se a Apple fosse incluir um recurso do tipo como padrão no Mac, poderia deixar de lado produtos como Dragon Dictate, da Nuance. Apesar disso, é provável que a fabricante pudesse oferecer recursos adicionais que a Apple  não incluiria como padrão em uma solução básica de ditado.

Leia também:

- 10 pequenas mudanças que fazem toda a diferença no Mountain Lion

- Com suporte para português, "cópia" do Siri faz sucesso na App Store

sirilogo01.jpg

Também há  a questão sobre se um recurso de ditado seria útil em um escritório barulhento, por exemplo. Aparentemente, seria uma ferramenta mais específica, para uso em casa ou para estudos.

Atualmente, a Apple está sendo processada nos EUA por clientes que alegam que o Siri não funciona como anunciado. Vale lembrar que o Siri não está disponível em português e é exclusivo do iPhone 4S.

De acordo com o site Gear Live, que teve acesso ao código do novo sistema, outros novos recursos do Mountain Lion incluem a habilidade de salvar páginas web no Safari para leitura off-line.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail