Home > Notícias

Mozilla anuncia o Firefox Launcher para smartphones Android

App substitui a tela inicial e sugere ao usuário conteúdo como apps e links na web, além de trazer um sistema de busca universal.

Jared Newman, TechHive

06/02/2014 às 16h56

Foto:

A Mozilla tem seu sistema operacional próprio, o Firefox OS, mas agora revelou uma iniciativa para conquistar mais espaço também entre os smartphones Android com o anúncio de um Launcher (tela inicial) para smartphones Android, batizado de Firefox Launcher.

O app, que ainda está em desenvolvimento, é um substituto para a tela inicial padrão de seu aparelho. Mas além de simplesmente mostrar widgets e atalhos para apps, ele tenta ser mais inteligente. Por exemplo, ele é capaz de criar automaticamente pastas para categorias de apps como “notícias”, “jogos” e “social”. Cada pasta contém não só apps instalados no aparelho, como também sugestões de novos apps e links para conteúdo na web.

Também há uma seção com sugestões de apps que mudam de acordo com a hora do dia, e um sistema universal de busca que retorna entre os resultados não só apps, como também contatos e links para conteúdo na web.

Segundo o site TechCrunch, que acompanhou uma demonstração do launcher, uma busca por Katy Perry, por exemplo, retorna resultados incluindo músicas no Google Play Music, videoclipes no YouTube, playlists no Spotify e a página da artista no IMDB, entre outros. É um comportamento similar ao do sistema de busca do Firefox OS, sistema operacional da Mozilla para smartphones de baixo custo.

firefox_launcher-400px.jpg
Firefox Launcher em um smartphone Android

O Firefox Launcher é baseado no EverythingMe Launcher, que foi lançado recentemente e está disponível no Google Play. De fato, os dois apps parecem ser idênticos em termos de recursos, a diferença na versão da Mozilla seria o “branding” e a integração do navegador Firefox.

O Firefox Launcher também irá compartilhar o modelo de negócios do EveryThingMe, baseado em indicações de conteúdo patrocinado entre os resultados de buscas e nas pastas inteligentes. O EverythingMe deixa bem claro qual conteúdo é patrocinado, e segundo o TechCrunch a versão do Firefox irá funcionar da mesma forma, com a Mozilla recebendo parte da renda.

A Mozilla não divulgou uma data de lançamento do Firefox Launcher, mas diz que irá compartilhar mais informações assim que completar o desenvolvimento e iniciar os testes. Nesse meio tempo, interessados podem experimentar o EverythingMe. Ele não irá interessar os usuários Android que são obcecados com cada aspecto de suas telas iniciais, mas pode ser atraente para quem prefere automatizar as coisas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail