Home > Notícias

Mozilla anuncia os primeiros smartphones com o Firefox OS

Keon e Peak são plataformas de desenvolvimento, feitos para que os desenvolvedores possam experimentar e criar aplicativos para o sistema

Rafael Rigues

22/01/2013 às 11h49

Foto:

A Fundação Mozilla anunciou nesta terça-feira o lançamento dos Firefox OS Developer Preview Phones, smartphones contendo uma prévia do Firefox OS, criados para que desenvolvedores possam ter acesso ao sistema, experimentar e criar aplicativos. 

Os aparelhos foram desenvolvidos pela Geeksphone, em parceria com a operadora Telefonica. São dois modelos: o mais simples, batizado de Keon, é baseado em um processador Qualcomm Snapdragon S1 Single-Core de 1 GHz acompanhado por 512 MB de RAM, e tem uma tela de 3.5 polegadas com resolução de 320 x 480 pixels, 4 GB de memória interna (com slot para microSD)e uma câmera de 3 MP. 

firefox_smartphone-360px.jpg
Keon (em laranja) e Peak (branco). Os primeiros smartphone com o Firefox OS

Quem quer um pouco mais em termos de hardware pode optar pelo Peak, com um processador dual-core Qualcomm Snapdragon S4 de 1.2 GHz, 512 MB de RAM, 4 GB de memória interna (com slot para microSD), uma tela qHD (540 x 960 pixels) de 4.3 polegadas e câmera traseira de 8 MP. Ambos os modelos são desbloqueados, e funcionam com SIM Cards de qualquer operadora.

Quem está acostumado aos atuais "superfones" com telas Full HD e processadores quad-core pode estranhar a ficha técnica modesta dos novos aparelhos, mas ela está em linha com os objetivos da Fundação Mozilla, de criar aparelhos conectados de baixo custo.

Ainda não há informações sobre o preço, ou data de lançamento dos smartphones. A Fundação Mozilla espera que os primeiros aparelhos com o Firefox OS cheguem aos consumidores ainda no primeiro trimestre deste ano. A operadora Telefonica (Vivo, no Brasil) é parceira no desenvolvimento e lançamento dos aparelhos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail