Home > Notícias

Mozilla apresenta as novidades para o navegador Firefox 4

Versão beta deverá estar pronta já para o começo de junho. Nova interface e mais velocidade são destaques.

Por Ian Paul

11/05/2010 às 17h58

Foto:

A Mozilla, desenvolvedora do Firefox, discutiu na última segunda-feira (10/05) os objetivos a serem atingidos pela quarta versão do seu navegador.

Dentre as mudanças, espera-se maior velocidade, remodelação da interface e melhor aproveitamento do HTML 5. A reunião desta semana, no entanto, serviu mais para decidir aspectos gerais do que recursos específicos. Mesmo assim, a empresa forneceu algumas informações úteis sobre a grande atualização que o software receberá.

A seguir, uma lista dos principais recursos que poderão aparecer no Firefox 4. São possibilidades que estão sendo testadas pelos desenvolvedores, mas que não necessariamente estarão presentes na versão final.

Interface simplificada
A Mozilla tem a intenção de eliminar da interface principal o maior número de ícones que não sejam absolutamente necessários (seguindo a tendência de seu rival, o Google Chrome). Na imagem revelada ontem pela organização, os botões de página inicial, recarregar e parar foram remodelados ou retirados da janela principal. O primeiro ganhou um espaço próprio ao lado da barra de abas (veja abaixo), o segundo está junto à barra de endereços e o terceiro foi removido.

Aba Inicial
Uma idéia que tem sido desenvolvida por meses é o conceito de aba inicial, em vez de página inicial. Um botão para esse recurso seria colocado na extremidade esquerda da barra de abas e serviria para retornar, a qualquer momento, para sua página inicial sem ter que carregá-la novamente.

Há outras possibilidades. No fim do ano passado, especulou-se que esse botão incluiria ferramentas sociais - como atualização de status em redes como facebook e twitter - feeds RSS e conteúdo dinâmico personalizado pelo usuário. É importante ressaltar, porém, que não se sabe se a Mozilla manteve os mesmo planos para esse recurso.

Abas no topo
Longe de ser confirmada, essa característica tem sido estudada pela Mozilla. Em vez de posicionar a barra das abas em baixo das outras, ela seria colocada no topo, para, assim, maximizar o tamanho da janela do navegador. O pioneiro a experimentar tal interface foi o Google Chrome.

Alternar para aba
Essa é uma novidade que já foi mostrada nas versões de teste do Firefox 3.6.4. Ela visa ajudar as pessoas têm muitas páginas simultaneamente. Se você tiver, por exemplo, muitas abas abertas de um mesmo site, ao digitar uma parte dele na barra de endereços, o navegador mostrará todas as abas abertas do portal em questão. Assim, você poderá escolher entre alternar para uma dessas abas, ou abrir uma nova página com o endereço que você estava digitando.

Caixas de diálogo discretas
Os avisos do Firefox mudarão de comportamento. Se antes, caso uma atualização fosse necessária, por exemplo, um pop-up aparecia, interrompendo a navegação, na próxima versão, uma caixa de menor tamanho aparecerá abaixo da barra de endereços com o importante lembrete.

Atualizações em segundo plano e inicialização mais rápida
A Mozilla espera liberar já para a próxima versão o recurso de atualização em segundo plano. Com isso, em vez de esperar que o software se atualize ao ser aberto, tudo seria feito enquanto o navegador está em funcionamento.

Dessa forma, a empresa espera propiciar aos usuários uma inicialização mais rápida, pois, além do software em si, os complementos também seriam atualizados sem que o internauta fosse incomodado.

Segundo previsões da própria Mozilla, a versão beta do Firefox 4 estará disponível no começo de junho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail