Home > Notícias

Mozilla detalha versão para celulares do navegador Firefox

Desenvolvedor da versão móvel do browser, o Fennec, diz que programa vai funcionar em celulares com tela sensível ao toque.

Redação do IDG Now!

12/06/2008 às 12h02

Foto:

No mesmo dia em que confirmou o lançamento oficial do Firefox 3 para 17 de junho, a Mozilla fez a primeira demonstração pública do que deverá se tornar seu navegador para telefones celulares.

Em seu blog, o líder de experiência para usuário da Mozilla Labs, Aza Raskin, apresentou um vídeo mostrando as principais funcionalidades do Firefox móvel, que atende pelo codinome Fennec, ainda um conceito sem data para chegar usuário final.

Mais sobre o Firefox 3:
> Baixe o RC3 do Firefox 3 para desktop
>Confira 5 recursos da nova versão
> Firefox 3 se adapta ao sistema operacional

"Este protótipo do Firefox móvel está sendo criado para telas sensíveis a toque. Por que não multi-touch? Porque o Firefox deve rodar no denominador mais simples dos aparelhos com toque", explica Raskin, que, em ressalva, deixa claro que o protótipo tem funções que podem nem aproveitadas na versão final do software.

A interface inicial do Firefox móvel conta com os bookmarks do usuário ao lado de um grande símbolo de mais, que abre novas páginas. Cada vez que o botão é apertado, a interface se afasta para acomodar todas as páginas abertas,

A visualização dos sites é feita sem qualquer botão ou comando adicional na tela, o que faz com que "todo pixel na tela seja usado para o mais importante, que é o conteúdo", explica o engenheiro.
++++
No final da página, a Mozilla Labs definiu alguns comandos (provavelmente configuráveis) que conectam o conteúdo da página com serviços como Digg, del.icio.us ou de mapas, segundo Raskin.

A barra de endereços, que usará o mesmo sistema de busca de URLs a partir de palavras chave, também contará com atalhos para serviços definidos pelo usuário.

Comandos estão escondidos em uma barra lateral no canto esquerdo revelada pela movimentação da tela - ao "puxar" a página para a direita, os botões para voltar ou avançar, marcar como bookmark e consultar informações do site aparecem.

Voltar à interface inicial depende do mesmo sistema - ao "puxar" a página para o canto direito, o Firefox móvel volta à tela com todos os sites abertos, os bookmarks do usuário e o grande botão com o símbolo de mais.

No mesmo dia em que Raskin detalhou o protótipo em seu blog, com um screencast ilustrando as novidades, a Mozilla anunciou que o Firefox 3 chegará à sua versão final no dia 17 de junho, quase quatro meses após o prazo original.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail