Home > Notícias

Mozilla é parte interessada em processo antitruste contra a Microsoft

Presidente da Mozilla diz que subordinação do IE no Windows prejudica a concorrência entre os navegadores da web e mina inovação.

IDG News Service / Bélgica

09/02/2009 às 13h05

Foto:

A Comissão Europeia concedeu à Mozilla o direito de se juntar ao processo antitruste contra a Microsoft. A comissão abriu nova investigação contra a Microsoft no mês passado, alegando distorções de concorrência no mercado dos navegadores ao agregar o Internet Explorer em seu sistema operacional Windows.

Se condenada, a Microsoft pode ser forçada a modificar o modelo de distribuição do IE, bem como a pagar uma multa por monopólio.

O presidente da Mozilla, Mitchell Baker, disse que a subordinação do IE no Windows "prejudica a concorrência entre os navegadores da web, minando a inovação dos produtos e, em última análise, reduz a escolha do consumidor."

A Mozilla foi considerada a "terceira parte interessada" no caso, o que permite que a companhia que desenvolve o browser de código aberto Firefox submeta seus próprios argumentos ao órgão regulador europeu, e também tenha acesso a documentos confidenciais e esteja presente durante as audições do inquérito.

O Internet Explorer continua caindo em sua participação no mercado de browsers. Segundo o último relatório da Net Applications, no mês de janeiro de 2009, o IE caiu 0,6 ponto percentual, fechando com 67,6% do mercado, enquanto o Firefox, da Mozilla, cresceu 0,19 ponto, atingindo novo recorde de 21,5% do mercado de navegadores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail