Home > Notícias

Mozilla e TV digital são alvo da 9ª edição do fisl, que começa hoje

Fórum Internacional de Software Livre reunirá executivos da Mozilla no Brasil e ministrará palestras sobre middleware Ginga.

Redação do IDG Now!

17/04/2008 às 9h55

Foto:

A 9ª edição do Fórum Internacional de Software Livre (fisl) começa nesta quinta-feira (17/04) em Porto Alegre e, segundo a organização, deverá atrair cerca de 7 mil participantes até seu encerramento, no sábado (19/04).

O 9º fisl terá como principais atrações executivos da Mozilla, que completou 10 anos no final de março.

Os destaques são a participação da ex-CEO e atual presidente do conselho da Mozilla, Mitchell Baker, do evangelista da Mozilla e antigo responsável pelo desenvolvimento do Sugar, distribuição de Linux para o projeto One Laptop per Child, Chris Blizzard, e do diretor de engenharia e projetos especiais da Mozilla, Chris Hofmann. a

Mais sobre a Mozila
>Como a Mozilla construiu sua gigante comunidade
>Mozilla pensa em navegador para celulares
>Thunderbird ganha nova subsidiária da Mozilla
>Firefox 3 chega oficialmente em junho

O evento, que atraiu cerca de 5,3 mil pessoas em sua oitava edição, também será centrado em debates e oficinas sobre o Ginga, middleware brasileiro desenvolvido para rodar no sistema nacional de TV Digital. 

Segundo a organização, a chamada "Hora Ginga" promoverá oficinas diárias sobre a tecnologia para capacitar cerca de mil profissionais na programação de atividades interativas para a TV Digital brasileira.

A "Hora Ginga" começa nesta quinta, com a palestra “Introdução à TV Digital Interativa”, ministrada pelo coordenador Técnico do Laboratório TeleMídia da PUC-Rio, Marcelo Ferreira Moreno, e segue na sexta com o mesmo Moreno falando sobre "Arquitetura do Middleware Ginga”.

Saiba mais sobre o Ginga
>Publicidade vai além do comercial na TV Digital
>Ginga pode ser baixado para desenvolvimento
>Interatividade emperra no começo do sistema

Entre a longa lista de palestrantes confirmados para o 9º fisl, destacam-se o presidente do iCommons, Ronaldo Lemos, o mantenedor do projeto OLPC, Scott Ananian, o Chief Open Source Officer da Sun, Simon Phipps, e o diretor-presidente da Linux International, Jon "MadDog" Hall.

Interessados ainda podem fazer inscrição para participar dos três dias de palestras no local, pagando uma taxa de 153 reais. A programação completa do 9º fisl está disponível no site do evento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail