Home > Notícias

Mozilla e Unity anunciam colaboração para impulsionar os jogos para a web

Desenvolvedores poderão exportar jogos criados com as ferramentas da Unity em versões para a web com mínimo esforço.

Mikael Ricknäs, IDG News Service

19/03/2014 às 16h23

Foto:

A Mozilla e a Unity Technologies estão colaborando para tornar mais fácil para os desenvolvedores criar jogos que rodem com bom desempenho dentro de um navegador sem o uso de plugins, graças a tecnologias como WebGL. O objetivo da Mozilla na Game Developer Conference, evento que acontece nesta semana em San Francisco, é mostrar como a Web se tornou uma plataforma atraente para jogos, e como vem trabalhando com parceiros para torná-la ainda mais poderosa.

A Mozilla e a Unity estão anunciando um add-on que irá permitir aos usuários das ferramentas de desenvolvimento multiplataforma da Unity criar melhores jogos para a web. As ferramentas da Unity podem ser usadas para desenvolver simultâneamente para uma grande variedade de diferentes plataformas, incluindo PCs, consoles e a web.

Milhões de desenvolvedores Unity serão capazes de exportar seus jogos diretamente para a web sem a necessidade plug-ins no navegador e sem sacrificar a jogabilidade. Segundo um post no blog da Mozilla nesta terça-feira, para demonstrar a tecnologia em ação as empresas estão mostrando uma demo de Dead Trigger 2, rodando dentro do Firefox e com desempenho quase nativo.

As duas tecnologias que tornam isso possível são a WebGL e Asm.js. WebGL é uma API gráfica multiplataforma, livre de royalties e de baixo nível para gráficos em 3D, baseada no OpenGL ES 2.0 e exposta através do elemento canvas do HTML5. Asm.js é “uma versão altamente otimizada de JavaScript que permite aos desenvolvedores adaptar jogos em C e C++ para a web e atingir desempenho quase nativo”, de acordo com a Mozilla.

Os jogos irão rodar bem em qualquer navegador com suporte a WebGL, e desempenho aprimorado no Firefox por causa do suporte a Asm.js, diz a empresa. O add-on WebGL para a Unity estará disponível com o lançamento da versão 5.0 da ferramenta de desenvolvimento, programado para este ano.

Também na GDC a Mozilla e a Epic Games estão demonstrando uma versão da Unreal Engine 4 para a web. E no stand da Mozilla a Goo Technologies também demonstra sua plataforma para jogos, que consiste na Goo Engine, uma engine para jogos em 3D em JavaScript construída com base em HTML5 e WebGL, além da Goo Create, uma ferramenta visual para edição de conteúdo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail