Home > Notícias

Mozilla faz parceria com Telefônica e prepara rival para iPhone

Desenvolvedora do Firefox adaptará a engine HTML Gecko para que seja o núcleo de um SO voltado a dispositivos móveis; Telefônica será parceira

Ian Paul, PCWorld EUA, com informações adicionais de Rafael Rigues, PCWorld Brasil

28/02/2012 às 12h27

Foto:

A Mozilla Foundation, desenvolvedora do navegador Firefox e do cliente de e-mail Thunderbird, está expandindo seus horizontes e colaborando com a maior operadora de telefonia da Espanha, a Telefônica, na produção de smartphones.

Anunciada na segunda-feira durante o Mobile World Congress 2012, a plataforma Open Web Devices (OWD) usa o “Boot to Gecko”, desenvolvido pela Mozilla, como sistema operacional de uma nova geração de smartphones que poderão ser significativamente mais baratos que os atuais modelos baseados em Android, iOS e Windows Phone.

A Telefônica espera que a primeira leva de aparelhos chegue às mãos dos consumidores antes do final de 2012, inicialmente em regiões do mundo onde os smartphones atuais são caros demais para a maior parcela da população (Brasil, talvez?). Outras grandes empresas estão participando do projeto, entre elas a Adobe, Qualcomm  e a operadora de telefonia alemã Deutsche Telekom.

O Gecko irá funcionar como núcleo do sistema operacional, que será construído ao redor de linguagens como HTML5, e funcionará em aparelhos com processadores da Qualcomm. Há um vídeo postado no YouTube que mostra uma prévia do sistema operacional:

 

Para ver as nove perguntas mais comuns e saber detalhes sobre o projeto, leia mais na PCWorld Brasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail