Home > Notícias

Mozilla irá lançar Firefox para celulares

O Fennec será lançado para os sistemas Windows Mobile, Maemo e Android.

Redação do IDG Now!

21/10/2009 às 11h55

Foto:

A produtora de softwares para web Mozilla pretende lançar o Fennec, versão móvel do navegador Firefox para o Windows Mobile (Microsoft), Maemo (Nokia) e dispositivos com o Android (Google). O Fennec já havia sido anunciado pela empresa em abril de 2008 e chegou à fase de testes neste ano.

De acordo com o jornal The New York Times, o presidente  da Mozilla, John Lilly, disse que a Mozilla ficou para trás no setor de celulares, conforme navegadores portáteis como o Safari (iPhone) foram conquistando uma boa posição no mercado. Mas ele está confiante de que a Mozilla possa oferecer uma experiência melhor de navegação.

Segundo Lilly, a companhia queria esperar até que os dispositivos chegassem ao ponto em que  fossem capazes de rodar tudo que um navegador desktop consegue. Em seu desenvolvimento, o Fennec só estava disponível para o Nokia 810. Agora que o mercado de navegadores portáteis está ativo, no entanto, a Mozilla tem os sistemas Maemo e Android como prioridades.

No mercado de navegadores para celulares, o Fennec competirá com o Opera Mobile e o Skyfire, que estão ambos disponíveis para vários sistemas. O grande diferencial será o suporte a extensões e complementos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail