Home > Notícias

Mozilla já pensa no Firefox 5

Navegador deve ser lançado em junho, numa tentativa de aproximar seu ciclo de desenvolvimento ao do Google Chrome.

Computerworld/EUA

08/04/2011 às 19h25

Foto:

A Mozilla planeja lançar o Firefox 5 em 21/6, menos de três meses após liberar a versão atual, o Firefox 4. Se seguir o cronograma divulgado, a sexta versão do navegador também chegará ainda este ano, em agosto.

O plano da Fundação é similar à abordagem que a Google tem com o Chrome: tão logo os novos recursos forem concluídos, eles serão adicionados a versões de testes do browser – não recomendadas ao uso diário, mas muito úteis para os desenvolvedores.

Segundo o site da Mozilla, seu ciclo será similar ao do rival. Para isso, seu browser passará a contar com atualizações silenciosas – que não pedem a autorização do usuário – tal qual o que já é feito no software da Google. Há meses a Fundação tem trabalhado para adicionar essa ferramenta ao browser. Originalmente, ela já deveria ter aparecido no Firefox 4, mas, devido a alguns problemas de prazo, teve que ser postergada.

Embora a Mozilla não especifique os recursos que serão adicionados a cada novo modelo, ela divulgou uma lista na qual é possível averiguar quais são os próximos passos. Destaque, por exemplo, para o gerenciador de identidades e a ideia de anexar o Flash ao navegador – assim a instalação do plugin não seria necessária.

Para Al Hilwa, da empresa de pesquisas de mercado IDC, os planos podem ser vistos como uma reação ao Chrome, que vem crescendo no mercado.

“O padrão de desenvolvimento do Chrome provou-se eficiente, já que o browser vem ganhando funções a uma velocidade impressionante”, afirmou. “Ele provocou mudanças na indústria, principalmente nos competidores diretos”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail