Home > Notícias

Mozilla lança versão do Firefox que usa Bing como ferramenta de busca

Fundação firma acordo com Microsoft, e passa a oferecer alternativa a usuários que preferem seu mecanismo de pesquisa ao da Google.

Computerworld/US

31/10/2011 às 17h07

Foto:

Semanas antes da possível renovação de contrato entre Google e Mozilla, a fundação liberou uma versão do Firefox que adota o mecanismo de busca da Microsoft, o Bing, como padrão.

A gigante dos softwares enfatizou a chegada do browser. Afirmou que, graças à parceria, “usar o Bing no Firefox ficou ainda mais fácil para os usuários”. Além de utilizá-lo na barra de endereços e na de pesquisas, a home do serviço torna-se a página inicial do software, podendo, naturalmente, ser alterada caso o internauta deseje.

A Mozilla, por outro lado, disse apenas que este mais um passo no acordo firmado com a companhia há pouco mais de um ano, quando do lançamento do Firefox 4. Não comentou, por exemplo, se a postura poderá ameaçar sua relação com a Google.

Leia mais: Bing ganha mercado, mas analistas ainda temem por seu futuro

A fundação – que não possui fins lucrativos – obteve 98% dos seus fundos em 2010 a partir de parcerias firmadas com mecanismos de pesquisa. Embora não especifique quais geraram mais renda, admite que a companhia de Moutain View é responsável pela maior parte dos repasses.

O contrato com a Google expira no próximo mês. Desde que a empresa lançou seu próprio navegador, o Chrome, há especulações de que nenhumas das partes estaria interessada em uma renovação.

Se o Bing se transformar na ferramenta de busca principal do Firefox – ou seja, se for adotado pela versão tradicional do software – a Microsoft terá o que comemorar. Por enquanto, seu produto continua muito atrás do Google em relação à participação de mercado. Possui, de acordo com a comScore, apenas 14,7% nos Estados Unidos, ante 64,8% do rival. O Yahoo, por sua vez, tem 15,5%.

O Firefox com Bing pode ser baixado por aqui. Caso você acesse o endereço pelo próprio browser, o portal oferecerá a opção de adicionar a ferramenta a ele.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail