Home > Notícias

Mozilla libera Firefox 6 antes do previsto

A promessa é de que o desempenho melhore significativamente, tanto no tempo de inicialização quanto na velocidade de abertura das sites

Redação do IDG Now!

15/08/2011 às 16h57

Foto:

A versão final do Firefox 6 já está disponível para download. Embora seu lançamento oficial esteja marcado só para a próxima quinta-feira (18/08), o navegador, como de costume, já se encontra nos servidores da Fundação Mozilla, o que permite aos usuários o terem na máquina antes mesmo de sua liberação.

São poucas as mudanças em relação ao modelo anterior. A maioria delas não será notada de primeira, pois está na parte interna do software. A promessa é de que o desempenho melhore significativamente, tanto no tempo de inicialização quanto na velocidade de abertura das sites.

Leia mais: Seis dicas para usar o home banking com segurança

O suporte do browser à tecnologia HTML5 foi aprimorado, assim como o gerenciamento de plugins. Além disso, a performance do navegador em sua versão para Linux será similar à disponível para Windows. Por fim, o recurso Panorama ganhou mais opções de personalização – quando ele estiver desabilitado, por exemplo, as páginas dos grupos não serão carregadas.

As pequenas alterações fazem parte da nova estratégia da Mozilla. No começo deste ano, ela anunciou que passaria a atualizar seu principal produto com uma constância maior, da mesma forma que a Google faz com o Chrome. Para se ter uma ideia, enquanto o Firefox 4 – em relação ao terceiro modelo - demorou três anos para ser desenvolvido, o Firefox 5 precisou de apenas três meses.

Assim, é muito provável que a Fundação cumpra seu cronograma e libere a sétima versão do navegador até o fim do ano. Para esta, a expectativa é a de o consumo de memória seja reduzido drasticamente; Nicholas Nethercote, um de seus desenvolvedores, afirmou que o corte será de até 50%.

  • Firefox 6 (Windows): Baixe aqui.
  • Firefox 6 (Linux): Baixe aqui.
  • Firefox 6 (Mac OS X): Baixe aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail