Home > Notícias

Mozilla mostra Firefox OS com o apoio de fabricantes e operadoras

Primeiros aparelhos serão produzidos pela Alcatel One Touch, LG e ZTE e Huawei. Brasil está entre os primeiros países a receber os aparelhos.

Mikael Ricknäs, IDG News Service

24/02/2013 às 19h00

Foto:

Neste domingo, durante o Mobile World Congress 2013 em Barcelona, Espanha, a Mozilla demonstrou a primeira versão comercial de seu sistema operacional Firefox OS e anunciou planos para lançamentos de smartphones em diversas operadoras. O sistema está sendo apresentado como uma melhor alternativa para smartphones de baixo custo em países em desenvolvimento e é baseado em tecnologias da Web, com aplicativos desenvolvidos principalmente em HTML5.

Todos os primeiros aparelhos equipados com o sistema operacional serão baseados em processadores Qualcomm. Eles serão comercializados por empresas como a Alcatel One Touch, LG e ZTE em meados deste ano, de acordo com a Mozilla. Mais tarde a chinesa Huawei Technologies deve ser juntar ao grupo. O aparelho da ZTE será oficialmente anunciado nesta segunda-feira, também em Barcelona.

Além dos fabricantes de aparelhos, 18 operadoras também anunciaram seu apoio ao Firefox OS, incluindo A América Móvil, China Unicom, Deutsche Telekom, KDDI, Sprint, Telecom Italia, Telefónica e Telenor. Os primeiros países a receber os aparelhos serão o Brasil, Colômbia, Hungria, México, Montenegro, Polônia, Sérvia, Espanha e Venezuela. A Mozilla espera que mais fabricantes e operadoras se juntem ao projeto no futuro. Segundo a fundação, consumidores nos EUA terão de esperar até 2014 para ter um gostinho do novo sistema.

 alcatel_firefox-360px.jpg
Alcatel One Touch Fire: um dos primeiros smartphones para o consumidor com o Firefox OS 

Em qualquer sistema operacional, a disponibilidade de apps e o apoio dos desenvolvedores são muito importantes. A Mozilla disse que não precisa construir um novo ecossistema para o Firefox OS porque pode tirar proveito de todos os desenvolvedores que já criam software em HTML5 para a web. Durante o Mobile World Congress a fundação demonstrou integração com o Facebook e um sistema de mapas baseado na plataforma Here, da Nokia. Aplicativos para o sistema estarão disponíveis em uma loja chamada Firefox Market.

O considerável suporte das operadoras deixa claro o desejo por uma alternativa ao iOS e Android, mas ainda não está claro o quão sério é o compromisso, disse a CCS Insight, empresa especializada em análise de mercado. O sucesso depende de apps, aparelhos atraentes e subsídio de operadora, disse. 

O verdadeiro teste para o Firefox OS e seu sucesso a longo prazo depende da qualidade do software e das experiências do usuário e do desenvolvedor com ele, de acordo com a Ovum, outra empresa de análise de mercado. Entretanto, será difícil saber se as necessidades estão sendo adequadamente atendidas até que vejamos os primeiros aparelhos nas lojas.

“O que está claro pelo que vimos dos aparelhos de demonstração com o Firefox OS é que eles ainda não estão prontos para o mercado, pois são lentos e instáveis”, disse a Ovum.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail