Home > Notícias

Mozilla pára desenvolvimento de Firefox para sistema Windows 7 Series

Empresa informa que a Microsoft "fechou as portas" ao restringir criação de aplicativos para sua plataforma móvel.

Mikael Ricknäs, do IDG News Service

23/03/2010 às 11h58

Foto:

A Mozilla resolveu interromper o desenvolvimento de uma versão móvel do Firefox para telefones com o sistema Windows Mobile, da Microsoft. Em post publicado nesta segunda-feira (22/3), o diretor de engenharia móvel da Mozilla, Stuart Parmenter, afirma que a Microsoft "fechou as portas" para aplicativos nativos em smartphones rodando o novo sistema Windows Phone 7 Series.

A Mozilla se preparava para desenvolver uma versão do Firefox para Windows Mobile, e o trabalho feito no Windows CE 6 deixou o grupo "bem posicionado para ter um ótimo navegador no Windows Phone 7", afirma ele. A falta de um kit de desenvolvimento de software para aplicativos nativos, porém, impossibilitou a empresa de continuar no projeto.

A Microsoft dará suporte apenas ao desenvolvimento de aplicativos rodando nos ambientes Silverlight ou XNA Game Studio, segundo anúncio feito pela companhia na semana passada durante a conferência MIX. Aplicativos de terceiros não terão acesso direto ao hardware do telefone, onde poderiam explorar melhor o potencial técnico do dispositivo. Ainda assim, Parmenter espera que a Microsoft ofereça à Mozilla uma maneira de desenvolver o Firefox dentro do Windows Phone 7 Series.

Por enquanto, o grupo se concentrará na versão do Firefox para telefones com Android, além da versão já existente para o Maemo, sistema operacional aberto apoiado pela Nokia. O Firefox para Android ainda é uma versão pré-alpha, o que significa o software ainda não está totalmente pronto para uso diário, e está otimizado para os celulares Droid, da Motorola, e Nexus One, do Google.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail