Home > Notícias

Mozilla planeja lançar versão final do Firefox 3.6 ainda para esse ano

Versão release candidate está prometida para essa semana. Site da empresa exibe cronograma para as versões 3.7 e 4.0 do navegador.

Gregg Keizer, da Computerworld/EUA

03/12/2009 às 14h14

FIREFOX-36-150.jpg
Foto:

firefox-36-150.jpgA Mozilla liberou a versão de testes do navegador Firefox 3.6 beta 4 na última semana de novembro e sinaliza agora que a versão final do navegador estaria pronta ainda em 2009. Este beta surgiu depois de os desenvolvedores dizerem que o navegador precisava passar por mais testes antes de chegar do lançamento de um release candidate.

O diretor da Mozilla para o Firefox, Mike Beltzner, informou que a empresa gostaria de saber a opinião dos desenvolvedores e testadores sobre as mais de 140 correções que fizeram desde que lançaram a versão beta 4.

Em um post no blog de desenvolvedores do Mozilla, Beltzner vangloriou-se que cerca de 70% dos add-ons ganharam atualizações para ficarem compatíveis com a versão 3.6 do Firefox. Os complementos foram cruciais para que o navegador de código aberto conquistasse uma boa fatia do mercado do Internet Explorer. 

Em uma nota publicada na segunda-feira, a empresa informa que está preparando uma versão candidata ainda para esta semana.

Mas a versão 3.5 teve um histórico de atrasos. Programada para o final de 2008, ela só foi lançada em meados deste ano por conta da adição de funcionalidades e correção de bugs, principalmente relacionados ao motor de JavaScript.

No entanto, o arquiteto de informação do Firefox, Vlad Vukicevik, informa que a Mozilla está criando um ciclo de desenvolvimento mais ágil. “Queremos apresentar melhorias de forma mais rápida, entregando, a cada semana ou mês, o que já temos pronto”, complementa.

O site da Mozilla wiki mostra o gráfico de planejamento para o lançamento da versão 3.7 ainda para o primeiro semestre de 2010 e a versão 4.0 prevista para o segundo semestre de 2010.

O Firefox representa 24,7% de todos os navegadores utilizados durante novembro, segundo pesquisa realizada pela empresa Net Applications.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail