Home > Notícias

Mozilla promete lançar o Firefox 3.1 até o final do ano

Fundação já planeja a atualização do Firefox 3 - que ainda não foi lançado -, com funções que ficaram de fora por falta de prazo.

Computerworld/EUA

21/05/2008 às 15h38

Foto:

Embora a Mozilla não tenha lançado ainda a versão final do Firefox 3.0, os desenvolvedores da fundação já estão fazendo planos para a próxima edição, que pode chegar ainda em 2008, segundo posts de executivos da companhia na web.

Em uma conversa no grupo de discussão mozilla.dev.planning, Mike Schroepfer, vice-presidente de engenharia da Mozilla resumiu os tópicos discutidos. Um dos itens era que o Firefox 3.1 poderia ser lançado este ano.

Mais sobre o Firefox 3:
> 5 recursos da nova versão
> Firefox 3 se adapta ao sistema operacional

“Tem uma série de recursos que não colocamos no Firefox 3 porque eles não estavam exatamente prontos, mas estavam quase”, disse Schroepfer.

Entre as funções cortadas estão o suporte a  XMLHttpRequest (XHR), uma API (application programming interface) usada por JavaScript e outras linguagens de script de navegadores para transferir XML e outros dados entre clientes e servidores.

Ao falar sobre a data alvo para a versão 4 do Firefox, que deve trazer mudanças no código-base, o executivo disse que é cedo, mas que o final de 2009 seria uma boa data alvo.

Na última sexta-feira, a Mozilla publicou a versão praticamente final do Firefox 3, o RC1. A fundação está decidindo se a versão será mantida ou se será necessário um segundo release candidate (RC2) para corrigir falhas encontradas..

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail