Home > Notícias

Mozilla quer acelerar cronograma e lançar Firefox 7 até o final do ano

Fundação divulga plano para atualização de seu navegador e pretende lançar quatro versões só em 2011.

08/02/2011 às 16h15

Foto:

Em uma atitude que soa como uma resposta ao Google Chrome, a Mozilla anunciou a pretensão de acelerar, dramaticamente, o ciclo de atualizações de seu navegador. De acordo com seu cronograma, a Fundação aposta em mais três versões do software – além do Firefox 4 – até o fim deste ano.

Os principais objetivos são tornar o browser mais ágil e compatível com outras plataformas, além de adicionar recursos sociais às suas funções básicas – ou seja, sem que a instalação de complementos seja necessária. Dada as prioridades da Mozilla, ela parece estar em sintonia com seu público – a fragmentação de sistemas e dispositivos requer atenção especial, e a importância das redes sociais é gritante – mas o foco na agilidade e na estabilidade devem dominar os esforços.

O Firefox 5, que, pelas previsões, deve ser lançado em alguns meses, viria com suporte à Windows 7 64-bit, teria a extensão F1 – voltada à redes sociais – já embutida no navegador, e também contaria com o Accont Manager (gerenciador de contas), para auxiliar o usuário no controle de senhas.

Depois, chega o Firefox 6, com aprimoramentos no motor JavaScript, pronto para rodar no Mac OS X 10.7, e suporte à plataformas abertas de desenvolvimento de aplicativos web. Perto do fim do ano, seu sucessor, o Firefox 7, será liberado, com mudanças na arquitetura, para que os processos sejam separados – deixando-o menos vulnerável a ataques – e ajustes na linguagem XBL.

É importante ressaltar que tudo não passa de um plano, o qual a própria Mozilla classifica como draft (esboço). Se, de fato, ela conseguir concluí-lo, será algo admirável, vide as dificuldades enfrentadas com o há muito esperado Firefox 4.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail