Home > Notícias

Mozilla quer manter plug-ins de browsers concorrentes atualizados

Fundação prepara serviço web que verificará atualização de componentes de versões do IE, Chrome, Opera e Safari.

Gregg Keizer, da Computerworld/EUA

23/03/2010 às 17h13

Foto:

A Mozilla está desenvolvendo uma ferramenta para dar aos usuários de navegadores rivais, incluindo o Internet Explorer (IE), Chrome, Safari e Opera, um modo de descobrir se complementos importantes estão atualizados. De acordo com um cronograma publicado na semana passada, a Mozilla planejava oferecer a funcionalidade nesta terça-feira (23/3).

A ferramenta, que funcionará como um adendo a um mecanismo de verificação incorporado no Firefox 3.6, permite que usuários de Chrome 4, Opera 10.5 e Safari 4 sejam informados sobre plug-ins desatualizados, como Adobe Flash e Apple QuickTime, que são alvos frequentes de hackers. O suporte para IE limita-se ao IE7 e ao IE8, e mesmo assim o serviço só verifica um número bem menor de plug-ins que em outros browsers.

Nesta terça-feira, a Mozilla habilitou o Plugin Check para outros browsers em uma versão preliminar da ferramenta, que ainda não representa a versão final. Plug-ins desatualizados são marcados com um rótulo "Update" para marcá-los como potencialmente vulneráveis, enquanto outros são marcados como "Up to date" ou, se seus status forem desconhecidos, como "Research".  Outros rótulos, como "Maybe Outdated" e "Maybe Vulnerable", deverão ser introduzidos na versão final.

Histórico
No ano passado, a Mozilla apresentou o verificador com a única função de checar o Adobe Flash, justificando a decisão com a popularidade deste plug-in e com a propensão dele ser explorado por hackers. Mais tarde, mais add-on do Firefox foram acrescentados à lista, e a Mozilla adicionou a ferramenta ao Firefox 3.6, a versão que estreou em fevereiro.

A ideia por trás do verificador é mostrar aos usuários que componentes podem ser vulneráveis justamente por não estarem atualizados. A ferramenta acessa os servidores da Mozilla, que compara as versões dos plug-ins encontrados no PC com os números mais recentes. Links para os marcados como "Update" levam à página de download do fornecedor do plug-in.

O Firefox 3.6 dispõe de recursos, incluindo uma advertência quando usuários surfam numa página que tenta carregar um plug-in desatualizado, mas que não são oferecidos para outros browsers como uma ferramenta web, como será o Plugin Check.

A Mozilla também tem dito que vai integrar ao Firefox um serviço de atualização de add-ons similar ao que ela oferece para as extensões do browser.

No monento, a versão mais recente, Firefox 3.6.2, ainda leva os usuários à página de verificação de plug-in quando o botão "Find Update" (localizar atualizações) é clicado na seção Plugins da ferramenta Add-ons (Complementos).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail