Home > Notícias

Mozilla segue rivais e Firefox começa a bloquear Flash em agosto

Após iniciativas parecidas do Chrome, Safari e Edge, Mozilla decidiu fazer o mesmo com o seu browser, que fechará ainda mais as portas para a linguagem em 2017.

PC World / EUA

21/07/2016 às 14h09

flashlogo_520.jpg
Foto:

Seguindo os passos de outros navegadores conhecidos, como Chrome, Safari e Edge, o Firefox está tomando medidas para reduzir drasticamente o uso do Adobe Flash no futuro próximo.

A Mozilla anunciou recentemente que o Firefox vai “bloquear determinados conteúdos em Flash que não são essenciais para a experiência do usuário”. Em outras palavras, publicidade e qualquer operação por trás das câmeras que use o Flash.

A empresa afirma que bloquear esse uso não essencial do Flash deve diminuir os travamentos e problemas com o navegador em até 10%.

O conteúdo bloqueado inicialmente será restrito a uma lista específica que a Mozilla disponibilizou no Github, com planos de adicionar mais alvos de bloqueio com o tempo.

Em 2017, o Firefox tornará todo conteúdo Flash “clique para reproduzir” por padrão. Ou seja, nenhum conteúdo Flash será iniciado automaticamente quando você abrir uma aba, incluindo vídeos e games. Será preciso autorizar manualmente o início desse conteúdo.

Por que isso importa

O Flash já foi um elemento crucial da web há algum tempo. Hoje em dia, no entanto, a maioria das funcionalidades, se não todas, podem ser substituídas por tecnologias web nativas como HTML5.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail