Home > Notícias

MS deve bloquear download do Windows XP SP3 para PCs com chips AMD

Desktops da da HP serão impedidos de baixar a atualização do sistema para evitar problema de "reinicialização infinita".

Computerworld/EUA

20/05/2008 às 9h29

Foto:

A Microsoft admitiu na última semana que colocará filtros no Windows Update para impedir que PCs com chips da AMD baixem o Windows XP Servoce Pack 3, como forma de impedir que as máquinas sofram mais com a "reinicialização infinita".

O anúncio é uma reação ao problema registrado em PCs equipados com processadores da AMD que, após a instalação do SP3, não paravam de reinicializar.

Mais sobre o Windows:
>5 dúvidas sobre o SP3 do XP
> Saiba o que esperar do XP SP3
> Conheça a história do Windows
> Especial: tudo sobre o Windows Vista
> Empresas avaliam SP3 com cautela

Segundo usuários com o problema, alguns fabricantes erraram ao usar uma imagem de disco para PCs com chips da Intel em máquinas que tinham, na verdade, componentes da rival AMD. A Microsoft se defende que alerta fabricantes sobre o problema desde 2004.

Na semana passada, a HP confirmou o problema em alguns dos seus micros, afirmando que divulgaria um pacote de correção. A Microsoft ecoou a HP em uma mensagem na última semana, sem nomear os parceiros de integração.

No mesmo post, a companhia admitiu que engenheiros vinham trabalhando em uma correção.

Neste ínterim, a Microsoft não permitirá que PCs com chips AMD que têm o registro apontado pela HP como errôneo de receber o XP3 pelo Windows Update.

"Estamos planejando adicionar filtros para impedir que o Windows Update ofereça o SP3 para sistemas afetados", afirma o post.

É a segunda vez no mês que a Microsoft tem que barrar o download da última grande atualização do sistema para alguns usuários.

No começo de maio, a empresa adicionou filtros para impedir que máquinas rodando o software para varejo Microsoft Dynamics Retail Management System de baixar o SP3, que poderia destruir dados criados pelo programa.

Ironicamente, o novo problema com chips AMD veio à tona quase que ao mesmo tempo em que a Microsoft divulgava a atualização que viabilizava o uso do XP3 com o software para varejo.

Usuários impacientes com os planos de correção da HP ou a filtragem da Microsoft podem apelar para uma ferramenta gratuita criada por Jesper Johansson, antigo diretor da Microsoft, que detecta e corrige PCs suscetíveis ao problema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail