Home > Notícias

MS expande plataforma de conteúdo para promover Windows Phone

Para competir com o iTunes, Zune Marketplace chega a quase 20 países, do Reino Unido a Nova Zelândia; Brasil está fora da lista.

PC World/US

21/09/2010 às 15h50

Foto:

A Microsoft deve soltar a nova versão de seu software de entretenimento digital, o Zune, até o final deste ano, na mesma época do lançamento de seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Windows Phone 7. Para competir com o iTunes, da Apple, o programa incluirá o Zune Marketplace, que comercializará músicas, filmes e seriados em quase 20 países – o Brasil não é um deles.

O aplicativo servirá como base para a nova plataforma da empresa para smartphones, e as declarações a respeito de sua chegada sugerem que o Windows Phone 7 também está próximo.

Sincronização
Assim como o iTunes é a ferramenta usada para gerenciar o conteúdo dos produtos da Apple – iPod, iPhone e iPad – os aparelhos com a versão móvel do Windows serão controlados pelo Zune. O usuário poderá comprar ou alugar filmes, adquirir episódios de séries, além de fazer o download de aplicativos, e transferi-los para os dispositivos da companhia. Para os fãs de música, há a opção de comprá-las individualmente, o álbum inteiro, ou pagar 15 dólares por mês (nos Estados Unidos), e ter acesso ilimitado – enquanto continuar assinando o serviço.

Alguns recursos estarão acessíveis diretamente do Windows Phone 7, no entanto, certas mídias, como vídeos, só poderão ser adquiridas pelo computador para, depois, sincronizá-las com o celular.

Lançamento Windows Phone 7
No começo de setembro, surgiram especulações de que o Windows Phone 7 seria lançado em 11/10, durante um evento em Nova York. No mesmo mês, os smartphones já começariam a ser vendidos. Outros rumores apontam para 17/11, e que os aparelhos só estariam disponíveis em redes GSM, tanto da AT&T quanto da T-Mobile, nos Estados Unidos.

Quem terá o que no Marketplace
Dos novos países que receberão o Zune Marketplace, França e Reino Unido terão acesso total aos serviços. Outros países terão situações diversas: no Canadá não será possível adquirir músicas enquanto que na Alemanha só a assinatura não será oferecida.

Desafio Global
A habilidade da Microsoft ao oferecer serviços integrados ao Windows Phone 7 em numerosos mercados será determinante para o sucesso da plataforma. A Ovi Store da Nokia está presente em mais de 190 países e a loja virtual da Apple em 90.

Quanto ao Android, os aplicativos podem ser baixados em menos de 50 nações, mas só em nove os programas pagos também estão disponíveis. Recentemente, no entanto, noticiou-se que o PayPal poderia surgir como uma opção de pagamento para o sistema da Google, o que ajudaria na expansão de sua loja.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail