Home > Notícias

MS faz nova campanha de advertência a usuários de Windows XP pirata

Usuário de cópia ilegal receberá novos 'alertas' e a área de trabalho de seu PC ficará preta, mesmo trocando o fundo de tela.

ComputerWorld/EUA

27/08/2008 às 16h09

Foto:

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (07/08) que irá atualizar o software antipirataria do Windows XP Professional para incomodar ainda mais aqueles que usam cópias falsas - supondo que o usuário aprove a atualização - para emitir qualquer futura notificação de uma atualização pendente para a ferramenta. O Windows XP deixou de ser comercializado no varejo em 30 de julho deste ano.

Em um texto postado no blog Windows Genuine Advantage (WGA), Alex Kchois, gerente de produtos sênior da Microsoft, declarou que, com as mudanças no WGA Nofitications, o componente antipirataria exibe as mensagens em outra janela em sua tela, enquanto a outra metade do pacote, o WGA Validations, detecta um sistema operacional pirateado.

Leia também:
> Saiba tudo sobre o fim do Windows XP

A atualização traz ao WGA do XP Professional uma experiência na linha do Windows Vista SP1, disse Kochis. Especificamente, cópias piratas do sistema operacional irão exibir uma tela negra na área de trabalho depois de uma hora em que o usuário mudar o plano de fundo. Cópias falsificadas também irão mostrar um aviso no canto inferior direito da tela, fazendo aparecer avisos regulares na barra de tarefas.

Anteriormente, os alertas do WGA para Windows XP eram limitados a mensagens quando o usuário fizesse logon e a avisos periódicos em um balão pequeno. A área de trabalho, no entanto, não era alterada e o software não colocava mensagens persistentes na tela. A aviso do logon continuará no novo programa.

Kochis defendeu as mudanças: “Uma das razões pelas quais estamos implementando o fundo de tela preto é para enfatizar essa nova notificação na área de trabalho”, disse ele.
+++
Agora, o WGA mudou também a forma como lida com futuras atualizações.

Para o novo Notifications, instalações de Windows XP Pro, os clientes terão também um simples Acordo de Licenciamento do Usuário Final (da sigla em inglês EULA) para aceitar, preferencialmente a outros assistentes de instalação, disse o porta-voz da empresa. “Esse novo EULA foi modificado para permitir o controle de validação antipirataria, para a atualização automática, por si só, de futuros lançamentos.

O EULA, na verdade, contém novas frases, como: “As atualizações ou downloads são necessários para o bom funcionamento deste complemento e pode ser baixado e instalado sem qualquer outra notificação para você”. A mudança também se aplica a qualquer instalação de versões futuras do WGA Notifications.

Segundo a Microsoft, a nova versão do Notifications começará a aparecer aos usuários de PCs nesta semana, mas o processo levará mais alguns meses para ser implantado em todos os PCs.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail