Home > Notícias

MS lança NavReady 2009 para portáteis que usam mapas e serviços GPS

Este é o primeiro sistema operacional da Microsoft embarcado para portáteis voltados para sistemas de navegação e localização.

IDG News Service/Taipé

17/06/2008 às 8h37

Foto:

A Microsoft introduziu nesta terça-feira (17/06) seu primeiro sistema operacional embarcado para aparelhos portáteis que usam mapas e sistemas de GPS.

O Windows Embedded NavReady 2009 é voltado para companhias que fabricam aparelhos de navegação e inclue funções para tornar os aparelhos mais amigáveis com a internet, como conexões facilitadas à web, assim como links diretos para telefones com Bluetooth ou PCs com Windows.

O objetivo do novo sistema é elevar a popularidade de aparelhos de navegação portáteis acrescentando a eles novas funções. A companhia incluiu o  Live Search no novo sistema operacional para ajudar na busca de pontos de interesse a partir de mapas do Live Search Maps.

Usuários com telefones celulares com Bluetooth poderão sincronizá-los com gadgets que usem o NavReady 2009 para acesso por voz à lista de contatos, controle remoto de vídeo ou discagem e acesso a dados.
O novo sistema também sincroniza o MSN Direct para atualizar informações sobre condições do tráfego, preço da gasolina em postos mais próximos e mais, afirmou a Microsoft.

O sistema ainda permite que os gadgets sejam usados como telas secundárias para PCs móveis usando a tecnologia SideShow integrada ao Windows Vista. Usuários poderão conectar seus navegadores ao laptop e acessar informações do aparelho, sem ter que ligá-lo.

O novo sistema usa tecnologia do Windows Embedded CE, usado há mais de uma década pela Microsoft.

A empresa taiwanesa de GPSs Mio planeja usar o NavReady 2009 na próxima linha de navegadores Mio, afirmando que espera que o novo sistema ajude no desenvolvimento e entrega de produtos mais rapidamente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail