Home > Dicas

Mude a configuração de URL no Firefox 3

O novo browser seleciona o endereço completo ao clicar na barra de endereços. Saiba como mudar isso.

Macworld/EUA

17/06/2008 às 18h03

Foto:

O novo Mozilla Firefox 3 traz diversos novos recursos para tornar a navegação na web mais rápida, fácil e segura. Uma das mudanças sutis no novo browser é o comportamento da barra de endereços.

Ao abrir uma página no Firefox 3 e clicar na barra de endereços, o navegador vai selecionar automaticamente a URL inteira. Isso torna fácil copiar (ou arrastar) para outro lugar, mas é diferente do modo que o Firefox 2 ou o Safari trabalha – nesses browsers, clicar na barra de endereços coloca o cursor na posição clicada.

E nem todo mundo se acostuma com essa mudança (é bom para quem copia muitas URLs para enviar para os amigos e ajuda a economizar tempo) – mas para isso o Firefox 3 tem um modo relativamente simples de reverter esse comportamento, e essa dica funciona tanto em Macs quanto em PCs.

Abra uma nova aba ou janela no Firefox 3, e na barra de endereços digite about:config e dê enter. Você verá um alerta sobre não mudar as configurações avançadas e um botão que diz “Serei cuidadoso, eu prometo”. Clique nele e verá uma página confusa com quatro colunas e uma barra de buscas.

about:config no Firefox 3

++++

Os itens nessa página são as preferências semi-ocultas para o Firefox 3 (a versão 2 tem uma tela similar). Existem inúmeras preferências listadas, e modificá-las sem saber o que você está fazendo pode tornar seu navegador instável.

Para corrigir a questão da barra de endereços, é preciso fazer uma mudança simples apenas. Na barra Localizar, digite (ou cole) browser.urlbar.clickSelectsAll.

Não é preciso pressionar enter, o Firefox 3 vai filtrar o resultado assim que você começar a digitar. Veja que a coluna Value tem valor true. Dê um duplo clique na linha e o valor da coluna Value vai mudar para false, assim como a entrada da preferência vai ficar marcada em negrito, indicando que você modificou seu valor.

Assim que você mudar essa entrada para false, o comportamento do Firefox 3 se modifica automaticamente. Agora, quando você clicar na barra de endereços, o cursor irá para o local posicionado, não mais o endereço todo.

Para desfazer as mudanças e voltar ao estado original do Firefox 3, repita as instruções, trocando o valor False para True (vai perceber que a marcação em negrito irá sumir).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail