Home > Dicas

Mude a marca d’água nos projetos do iDVD

Mesmo opcional, o logotipo da Apple presente nos projetos feitos com o iDVD pode ser alterado para uma imagem que você quiser. Saiba como fazer.

Rob Griffiths, Macworld/EUA

21/01/2009 às 16h29

Foto:

Se você usa bastante o iDVD, já conhece bem a marca d’água da Apple que aparece (opcionalmente) nas telas de menu dos discos criados com o programa. Dá para desabilitar a marca d’água nas preferências do iDVD, em General | Menus. Mas o que muita gente não sabe é que dá para criar uma marca d’água do seu jeito, removendo a da Apple.

Para substituir a marca d’água você precisa ter instaladas as ferramentas de desenvolvimento Xcode, da Apple, já que o processo usa o utilitário Quartz Composer, presente no Xcode. Você precisa também de um editor de fotos que consiga criar imagens com transparências. Vamos usar o Photoshop CS3 aqui, mas outros aplicativos devem funcionar também. Para baixar o Xcode, faça um cadastro gratuito no site de desenvolvedores da Apple.

O processo de substituir a marca d’água é relativamente simples. Primeiro, feche o iDVD, e dê um control-clique no ícone do iDVD na pasta de Aplicativos. Selecione Mostrar Conteúdo do Pacote no menu pop-up e, na janela que abrir, navegue até a pasta Contents | Resources.

Existem diversos arquivos nessa pasta; procure pelo Watermark.qtz. Pressione a tecla Option e arraste o arquivo para o desktop – isso vai criar uma cópia que serve como backup no caso de alguma coisa dar errado no processo. Deixe a pasta Resources aberta.

O passo seguinte é criar a imagem. A marca d’água do iDVD é um arquivo TIFF translúcido de 41x41 pixels no editor de imagem.

Para tornar o processo de edição mais fácil, usei uma imagem com múltiplas camadas. Apaguei o fundo primeiro, e fiz a camada mais abaixo com cor sólida e escura (que torna mais fácil de ver o que está fazendo) e adicionei novas camadas conforme a necessidade, com opacidade de 35% em cada uma delas.

Uma imagem de exemplo no Photoshop é mostrada abaixo, com as camadas e o arquivo final (com zoom).

idvd-watermark-01-interna

Ao finalizar a imagem, salve-a e desabilite a camada de cor escura. Esse é um passo crítico, caso contrário sua imagem final terá um fundo sólido. Salve-a como TIFF com transparência.

Uma vez que tiver a imagem pronta, volte à pasta Resources. Dê um duplo clique no Watermark.qtz (veja se a cópia dele está no desktop, para garantir). Esse arquivo é o que o iDVD mostra na tela, então você precisa inserir a nova imagem nesse arquivo para torná-la ativa. Dê um duplo clique no Watermark.qtz e o Quartz Composer irá abrir. Você verá duas janelas:  uma do Editor e outra do Viewer.

Na janela Editor, clique no bloco Watermark, presente no lado esquerdo. Depois, clique no botão Patch Inspector, na barra de ferramentas. Quando o painel de inspeção abrir, clique no menu drop-down no topo e selecione Settings. Na seção Image Data, clique em Import from File e vá ao seu arquivo recém-criado. Clique em Open e salve o arquivo. A imagem já foi importada e agora o iDVD já sabe onde encontrá-la.

idvd-watermark-02-interna

Para testar seu trabalho, abra o iDVD e crie um novo projeto. Verifique se a marca d’água está habilitada nas preferências do programa, e você deve ver a nova marca d’água no canto inferior direito do tema escolhido. Se não funcionar, substitua o arquivo Watermark.qtz com o backup.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail