Home > Notícias

Mundo corporativo “gosta” da plataforma Mac

Uma pesquisa da Yankee Group com mais de 700 administradores de TI indicou que o Mac é considerado “excelente” ou “muito bom”.

Computerworld/EUA

27/06/2008 às 11h34

Foto:

Aproximadamente 80% das empresas têm Macs ou alguma máquina rodando Mac OS X, de acordo com um estudo divulgado pela consultoria Yankee Group na quinta-feira (26/06). Esse número é mais que o dobro do que dois anos atrás.

A Yankee Group fez uma pesquisa com mais de 700 administradores de TI. “Agora o número de usuários atuais é muito significante. Algumas dizem ter 50, 100 ou mais de 1000 Macs", disse Laura DiDio, analista sênior e líder de pesquisa do Yankee Group.

No início de 2006, 47% das empresas disseram que têm algum hardware da Apple no ambiente corporativo.

Laura ficou impressionada com o crescimento de Mac nos negócios, considerando que a própria Apple realizou pequenos esforços em parte do mercado. “Isso não é uma ‘onda’, mas certamente uma tendência”, disse ela. “A Apple conquistou uma ‘praia’ de negócios. Onde antes possuía de 1% a 2% do market share nas empresas e agora está entre os 8 e 10%”, acrescentou Laura.

Entre as razões citadas para adotar Macs, a mais surpreendente foi a habilidade de virtualizar outros sistemas operacionais - leia-se Windows - no hardware da Apple. "Muitas empresas disseram que usam o Mac para rodar Vista ou XP", afirmou a analista.

Mais de um quarto das empresas pesquisadas (28%) afirmaram que rodam Windows dentro do Mac. E 22% confirmaram que seus Macs dão o boot pelo Windows ou Mac OS X usando o utilitário Boot Camp. "Não há dúvidas de que a confiança do usuário no hardware e software do Macintosh causa um impacto tangível nas compras corporativas", escreveu DiDio em um rascunho do relatório sobre a pesquisa, ainda a ser lançada.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail