Home > Notícias

Mundo deve gastar US$ 3,4 trilhões em TI este ano, estima Gartner

Número representa aumento de 8% em relação a 2007. Consultoria ainda prevê que gastos com software crescerão 10% este ano.

Redação do Computerworld

19/08/2008 às 11h47

Foto:

Apesar das atuais preocupações econômicas, os gastos globais com TI vão superar 3,4 trilhões de dólares em 2008, um aumento de 8% em relação a 2007, revelou o Gartner nesta terça-feira (19/08).

Muito deste número, segundo a consultoria, deve-se à desvalorização do dólar. A estimativa de crescimento desconsiderando-se a queda da moeda americana é de aproximadamente 4,5%. No início do ano, a Forrester reduziu a previsão de gastos com TI em 2008.

De acordo com Jim Tully, vice-presidente e analista do Gartner, a recessão  nos EUA não parece causar impacto nos gastos com TI. Segundo ele, nos próximos anos, haverá redução no crescimento, mas os fundamentos permanecerão fortes. Regiões emergentes, substituição de sistemas obsoletos e algumas tecnologias vão guiar o crescimento.

A análise do Gartner indica que as empresas estão mudando a forma de consumir tecnologia, passando de proprietárias de ativos de hardware e software para o modelo de utilização por serviço. Em julho, o Gartner previu que o software como serviço (SaaS) dominará o comércio eletrônico.

Tully afirma que a mudança para cloud computing resultará no crescimento nas vendas de alguns produtos de TI e em redução de outros. Em geral, os ativos serão usados com maior eficiência e o resultado no crescimento do mercado será neutro. O analista também indica que há um considerável espaço para crescimento.
++++
Gastos com software, em nível mundial, terão taxa de crescimento superior a 10% em 2008. O setor de serviços avançará mais de 9,4%. Para analistas, o segmento é beneficiado pela contínua inovação em software, já que novas soluções exigem força de trabalho para implementá-las.

Os softwares como serviço, cloud computing, arquitetura orientada a serviço (SOA), web 2.0 e open source estão provocando grandes mudanças no mercado de software, de acordo com Joanne Correia, vice-presidente de gerenciamento do Gartner.

Os gastos com TI são dominados mais por serviços do que por produtos, segundo a consultoria. Juntos, serviços de TI e telecom respondem por 70% do total das despesas. De acordo com o Gartner, o setor de telecom teve um grande impacto sobre o resultado, respondendo por quase 2 trilhões de dólares em 2008.

Na área de hardware, PCs respondem por 60% do total dos gastos e o crescimento na venda de equipamentos é maior do que o esperado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail