Home > Notícias

Música móvel movimentará cerca de US$ 17,5 bilhões até 2012, diz Juniper

Potencializado por modelos de assinatura e penetração de celulares e smartphones, setor movimentará US$ 17,5 bi em todo mundo até 2012.

Por redação do IDG Now!

28/02/2008 às 16h08

Foto:

O mercado global de música comprada e reproduzida em aparelhos móveis deverá movimentar cerca de 17,5 bilhões de dólares até 2012, segundo estudo divulgado pela consultoria Juniper, impulsionado principalmente pelos modelos de venda de músicas por assinatura.

Windsor Holden, consultor da Juniper responsável pelo estudo, afirma 2007 representou o momento de comprovação de que a adoção de modelos de venda de música em aparelhos móveis, como celulares, smartphones e consoles portáteis, chegará às massas.

Por outro lado, a maturidade dos mercados desenvolvidos se revelou também um péssimo negócio para os ringtones que, graças à popularização de lojas de música, velocidade de redes celulares e penetração de aparelhos móveis, estão com preços similares às das canções, o que coloca os toques em decadência no mercado.

Os números indicam que ringtones, responsáveis por 62% do mercado de música móvel em 2007, cairão para 38% até 2012. Para sobreviver, as empresas terão que enfrentar mudanças tanto nas políticas de preços como na variedade de portfólios oferecidos, segundo ele.

A Ásia, movida principalmente pela China, será a região onde haverá o maior crescimento na receita do setor, responsável por 43% das vendas anuais até o período.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail