Home > Notícias

MWC 2012: Milhares de apps não irão funcionar nos Windows Phones de baixo custo

A Microsoft está alertando os desenvolvedores sobre incompatibilidade com os novos aparelhos, que tem hardware mais modesto

Nancy Gohring, IDG News Service

27/02/2012 às 12h35

Foto:

A Microsoft afirmou ter descoberto que cerca de 5 por cento dos aplicativos para Windows Phone atualmente disponíveis não irão funcionar nos novos aparelhos de baixo custo, que tem uma plataforma de hardware mais limitada que os modelos atuais.

Os novos aparelhos tem apenas 256 MB de RAM (metade dos modelos atuais) e processadores mais lentos (800 MHz contra 1.4 GHz em média). A Nokia e a ZTE estão entre as primeiras empresas a anunciar aparelhos que seguem a nova especificação.

Embora a indústria esteja se referindo à versão do sistema que rodará nestes aparelhos como “Tango” (sucessor do atual “Mango”) a Microsoft não usou este nome em posts relacionados ao assunto em seus blogs.

A Microsoft lançou uma prévia de um novo SDK (Software Development Kit, kit de desenvolvimento de software) que os desenvolvedores usarão para criar aplicativos. Ele irá permitir que os desenvolvedores rodem seu app em um emulador para ver como ele se comporta nos novos aparelhos de baixo custo. A versão final do SDK, que permitirá que os desenvolvedores publiquem os aplicativos, estará disponível no próximo mês, de acordo com Joe Belfiore, gerente do programa Windows Phone na Microsoft.

Segundo executivos da Microsoft há atualmente cerca de 65.000 aplicativos disponíveis para o Windows Phone em sua loja online, o Windows Phone Marketplace. Com isso, pode-se estimar que mais de três mil deles são incompatíveis com os novos aparelhos.

A Microsoft irá contatar os desenvolvedores destes aplicativos para aconselhá-los na melhor forma de tornar seus programas compatíveis com os novos aparelhos. Na maioria dos casos, será necessário que os programas usem menos memória. Desenvolvedores também podem optar por declarar os programas como não compatíveis com os novos aparelhos, tornando-os “invisíveis” para estes no Marketplace.

A Microsoft também afirmou que nos próximos meses colocará o Windows Phone Marketplace em operação em 23 novos países, incluido a Bulgaria, Iraque, Tailândia e Cazaquistão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail