Home > Notícias

Preview: colocamos as mãos nos novos Sony Xperia Z2 e Smartband

Smartphone traz design parecido com antecessor e poucas novidades, enquanto que pulseira tem recursos fitness e "diário" da vida do usuário.

Luiz Mazetto, de Barcelona*

25/02/2014 às 19h01

xperiaz2_435.jpg
Foto:

Novo carro-chefe da Sony, o Xperia Z2 foi apresentado nesta segunda-feira, 24/2, durante o Mobile World Congress 2014, em Barcelona, cerca de seis meses após a empresa japonesa inaugurar a família de smartphones.

Logo de cara, é possível ver que o design do Z2 é bem parecido com o do seu antecessor (à venda por 2.400 reais no Brasil), o que significa um aparelho um pouco desajeitado para ser manuseado com apenas uma mão.

xperiaz201.jpg

Com resolução Full HD (1920x1080 pixels), a tela de LCD IPS de 5,2 polegadas chama a atenção pela qualidade da imagem na hora de visualizar vídeos e fotos. O gadget roda o Android Kit Kat, versão mais recente do sistema do Google.

Outro destaque é a câmera traseira de 20,7MP que traz a possibilidade para o usuário gravar vídeos em 4K (Ultra HD), que infelizmente serão vistos por poucas pessoas uma vez que esses televisores ainda são muito caros tanto no Brasil quanto em outros países.

xperiaz202.jpg

Um dos recursos mais alardeados pela Sony em seu stand no MWC 2014 é o cancelamento de ruído na hora de ouvir música ou assistir a um filme, por exemplo. Em um teste rápido da PC World, foi possível perceber que a novidade realmente funciona e facilita a vida do usuário em locais cheios e/ou mais barulhentos. Vale notar que a ferramenta é exclusiva para o fone de ouvido da Sony, que acompanha o aparelho (e o tablet Z2), e é acionada via um controle de software no Android.

O Xperia Z2 ainda traz 3GB de RAM, processador Snapdragon 801, da Qualcomm, a 2.3GHz, e 16GB de memória interna. Nos testes rápidos no stand, o aparelho foi realmente ágil na transição entre vídeos, aplicativos e fotos, mas somente um review completo poderá dizer se essa configuração realmente funciona bem como aconteceu com o seu antecessor, smartphone Android mais rápido a passar pelo lab da PC World Brasil.

xperiaz203.jpg

Apesar de não ter sido possível provar se o smartphone realmente é resistente à água, esse é um recurso que pode ser útil em diversas ocasiões. A Sony recentemente fez uma campanha com um dos seus MP3 Player à prova d’água que era vendido dentro de uma garrafa de água na Nova Zelândia.

O Sony Xperia Z2, assim como seu tablet “irmão”, chamado apenas de Z2 Tablet, chegam ao mercado mundial no próximo mês de março.

Smartband

Outro novidade em que também pude colocar as mãos é o mais novo wearable da Sony: a pulseira Smartband SWR10, que traz uma variedade de recursos fitness e também faz um aplicativo que faz um registro da vida do usuário.

Por meio do app Lifelog, a pulseira, que é compatível com qualquer aparelho Android Kit Kat, mantém um registro detalhado de diferentes atividades do usuário, como caminhar e dormir, além da reprodução de filmes e músicas pelo smartphone ou tablet conectado ao acessório.

xperiaz205.jpg

Com um visual simples, a Smartband é uma pulseira de borracha com um pequeno dispositivo colocado na sua parte interna (veja foto abaixo), cuja bateria pode ser recarregada via USB e tem duração prevista de cinco dias, segundo a Sony.

smartband01.jpg

A Smartband SWR10 também tem previsão de lançamento mundial em março e terá preço sugerido de 99 euros na Europa. A empresa não informou valores para outros mercados.

*o jornalista viajou para Barcelona a convite da Ericsson

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail