Home > Notícias

MySpace promove portabilidade de dados a usuários da rede social

Objetivo é permitir que membros carreguem suas informações de perfil e as atualizem automaticamente em outras redes.

IDG News Service/EUA

26/06/2008 às 15h09

Foto:

O MySpace abrirá ao público geral seu projeto de portabilidade de dados nesta quinta-feira (26/06), depois de lançá-lo com um conjunto de parceiros escolhidos no mês passado.

O projeto, chamado de MySpace Data Availability Initiative, será aberto a qualquer site. Na quinta-feira o MySpace deve lançar as APIs (interfaces de aplicativos de programação) e publicar a documentação em seu site para desenvolvedores.

O MySpce lançou a iniciativa em maio, apoiado por pelos parceiros Yahoo, eBay, Twitter e colegas da News Corp, unidade Photobucket.

O objetivo da iniciativa é deixar os membros do MySpace compartilhar seus arquivos do perfil público fora dos ‘muros’ do site de relacionamento.

Com o aumento de popularidade dos sites de relacionamento, um problema surgiu: pessoas que ativam contas em várias redes sociais devem repetir a entrada das informações de seu perfil em cada uma, e atualizá-las manualmente.

O objetivo da portabilidade de dados é automatizar a entrada destes dados e atualização de tarefas e dar às pessoas total controle sobre suas informações, fotos, vídeos, comentários, lista de contato de amigos e coisas do gênero que entra em esses sites.

Embora o objetivo da portabilidade de dados seja geralmente bem-vindo, sua implementação é um problema complicado, que envolve toda sorte de mudanças técnicas, legais-regulatórias, de privacidade e segurança. Por enquanto, companhias como o MySpace estão tomando os primeiros passos do que será um longo processo para alcançar a portabilidade de dados em escala industrial.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail