Home > Notícias

Na Índia, Facebook já ultrapassa o Orkut

Com 20,9 milhões de visitantes em julho, a rede de Mark Zuckerberg superou o rival, que obteve 19,9 milhões segundo a comScore

IDG News Service

25/08/2010 às 9h06

Foto:

Rede social com mais de 500 milhões de adeptos ao redor do mundo, o  Facebook acaba de conseguir mais um feito. De acordo com dados da empresa de pesquisa comScore divulgados hoje (25/8), ela ultrapassou o Orkut na Índia e agora lidera em termos de visitantes únicos no país.

Segundo o estudo realizado no mês de julho, o Facebook chegou a 20,9 milhões de visitantes, um crescimento de 179% em relação ao mesmo período de 2009. Enquanto o Orkut alcançou a marca de 19,9 milhões, apresentando um crescimento de 16%.

Em terceiro lugar, ficou a rede social indiana BharatStudent.com, com 4,4 milhões de visitantes, seguido pelo Yahoo Pulse , que tem 3,5 milhões.

Embora ainda no quinto lugar, o Twitter cresceu 239% em relação ao ano passado e contabilizou 3,3 milhões de acessos, indicou a pesquisa.

A liderança em números
Para Asheesh Raina, analista de pesquisas da Gartner, a atual liderança do Facebook na Índia pode ser resultado de uma combinação de fatores, incluindo sua interface intuitiva, a variedade de jogos e a avaliação positiva que ela tem entre os jovens. 

“A popularidade em mercados importantes como os Estados Unidos também é provável que tenha influenciado, principalmente entre a juventude”, completou Raina.

“Com o movimento de migração entre as mídias sociais, é provável que haja uma segmentação, com os mais jovens usando principalmente o Facebook, enquanto os usuários com mais idade utilizando o Orkut”, acrescentou Raina.

A pesquisa da comScore analisou visitas a partir de computadores corporativos e caseiros de internautas com mais de 15 anos de idade. Não foi contabilizado o acesso via PCs públicos ou por dispositivos móveis, como smartphones.

No Brasil a penetração do Facebook entre os internautas é de apenas 8%, ou 2,8% da população total, segundo dados
do site Facebakers.com. A disparidade em relação ao Orkut é enorme; estima-se que a rede social da Google tenha 26 milhões de usuários no País,  ou 68,4% de todos os internautas ativos no país. 

O Brasil é o 20.º país em número de usuários no Facebook, com quase
5,5 milhões cadastrados, mas é o 6.º em crescimento. Mais de 700 mil internautas brasileiros aderiram à rede social nos
últimos dois meses - um crescimento de 13,45% entre maio e julho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail